NATA recomenda treinamento obrigatório em CRM em casos de pilotagem solo.

CRM obrigatório nos casos de pilotagem solo.

A NATA ( National Air Transportation Association ) , está recomendando enfaticamente à FAA, que inclua o treinamento de CRM nas operações de pilotagem solo, em sua nova proposta que estabelecerá novas normas referentes ao gerenciamento de recursos de cabine por parte da tripulação, que envolverá mudanças no texto do capítulot 135 do código da FAA.

Isto porque segundo a associação de transporte aéreo ( NATA ), existe muito material à respeito do CRM, mas nenhum material que aborde o ambiente da pilotagem solo.

Em seu documento NPRM, documento este, com as propostas de modificação das normas, divulgado em 1º de maio, foram identificados e citados três acidentes - dois deles envolvedendo pilotagem solo, o que segundo a FAA, indicaria a necessidade crítica de treinamento em CRM nas operações citadas no capítulo 135, tanto em voos solo como duais. ´´ Os três acidentes foram causados por decisões equivocadas, perda de consciência situacional e falta de comunicação entre múltiplos pilotos ou entre pilotos e pessoal operacional vital, afora a liderança inadequada,´´ diz o documento.

As observações da NATA, referentes ao CRM/NPRM, geralmente apoiavam a proposta da incorporação de treinamento formal de CRM , no capítulo 135, contudo, alertavam a agência com respeito a certas áreas que poderiam gerar dificuldades aos pequenos operadores. No caso, a associação solicitou à FAA que fornecesse um programa padrão para as operações de pilotagem solo, que fosse possível ser adotado pelos pequenos operadores e solicitou que os atrasos nas aprovações dos programas de inspeção fossem minimizados, assim como o mesmo no que tange à definição do contéudo do programa de treinamento de CRM.

O treinamento obrigatório em CRM, tanto para pilotagem solo como dual, foi uma recomendação citada no capítulo 125/135 do ARC ´´Aviation Rulemaking Committee ´´, no qual a NATA teve participação efetiva, como membro.

´´ O CRM tem sido aplicado somente em operações de voo com múltiplos pilotos,´´ declarou a NATA. ´´ Entretanto, os membros do comitê ARC acreditam que os princípios organizacionais do CRM nas áreas de gerenciamento, equipamento e comunicações, trazem benefícios evidentes para a pilotagem solo, pois um piloto voando solo, tem a responsabilidade pessoal pelo gerenciamento de todos os aspectos do voo,´´ destaca ainda a NATA.

A associação expressou preocupação sobre o nível de apoio que os pequenos operadores, particularmente os pilotos solo, receberão da FAA.

Segundo a NATA, os pequenos operadores são geralmente pequenas companhias, que deverão conduzir o treinamento em suas próprias instalações, diferentemente das grandes companhais que utilizam serviços de empresas especializadas. Portanto, é fundamental garantir que eles possam receber a devida orientação no sentido de ajudá-los em iniciar o programa de treinamento de CRM.

Site da NATA

FAA

Fonte: AINonline/Paul Lowe
Tradução: BGA

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