A RAF lança programa de treinamento com os helicópteros Merlin para uso no Afeganistão

Programa de treinamento para emprego dos Merlin no Afeganistão.

A RAF (Royal Air Force) da Grã Bretanha, acaba de lançar uma série de exercícios de ambientação, com duração de quatro meses, nos EUA, objetivando preparar seus tripulantes dos helicópteros de transporte, AgustaWestland Merlin HC3/3A (AW101) para missões no Afeganistão.

A ação acontece após a frota de helicópteros Boeing CH-47 Chinook ter suas missões temporariamente, paralisadas, como consequência da perda de uma unidade na provìncia afegã de Helmand.

Os Merlins britânicos chegaram ao El Centro, um campo de treinamento da marinha americana, em San Diego, semana passada e vão participar do Exercício Merlin Vortex. As aeronaves foram transportadas da Grã Bretanha aos EUA , em transportes estratégicos Boeing C-17 da RAF.


Os Merlins da Classe 15T, serão operados, em uma etapa inicial, por tripulações das três alas que formam o 78º Esquadrão da RAF, e o treinamento vai focar as operações chamadas ´´hot and high´´, pousos com excesso de poeira, e procedimentos autodefensivos.


Os últimos Merlin HC3s empregados no Iraque, desde 2003, retornaram à base Benson, da RAF em Oxfordshire, no início de agôsto e o modelo fará sua estréia no Afeganistão antes do fim do ano. O modelo sofrerá modificações para adaptação ao novo teatro de operações, incluindo a instalação de novos rotores BERP IV e sistemas de auxílio de melhora defensiva, antes de seu emprego operacional.

Um Chinook da RAF foi destruido em 19 de agôsto, após um pouso de emergência em território hostil, na provìncia de Helmand, com a ocorrência de fogo em um de seus motores, durante missão operacional.

A tripulação escapou ilesa e foi trasladada para outro Chinook. Mais tarde, o helicóptero foi deliberadamente destruido por um ataque aéreo da coalização, para evitar que caisse nas mãos do inimigo.

Uma comissão de inquérito foi criada para investigar as causas do acidente, mas a RAF informou que a aeronave tinha estado sob fogo cerrado, perpetrado pelas forças do Taleban, no momento do acidente. Foi a primeira perda de um Chinook britânico, desde quando o modelo foi colocado em operação no Afeganistão, no início de 2006. O acidente ocorreu na véspera das eleições presidenciais.

A RAF jã substitiu a aeronave perdida, por uma outra do mesmo modelo.

Fonte: FI
Tradução: BGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails