Novas normas de proteção contra formação de gelo
A FAA divulgou hoje, uma emenda que muda os padrões de certificação de aeronaves e que exigirá que as fabricantes de aviões na categoria transporte, dotem os aviões de um sistema anti-gelo de ativação automática ou então que se crie um método para alertar aos pilotos que o sistema deve ser acionado.
A nova regra entra em vigor, após mais de 10 anos de pesquisas empreendidas pela FAA , NASA e outros orgãos,após o acidente fatal que vitimou o ATR72 da American Eagle, em Roselawn , Indiana, em 1994, devido ao acúmulo de gelo nas asas.
De acordo com a nova norma, os aviões novos e também aqueles que estiverem sofrendo modificações significativas que causem algum impacto no quesito de acúmulo de gelo, deverão dotar a aeronave de algum sistema automático de detecção com ativação automática ou um sistema que alerte aos pilotos para acionar o sistema. Uma definição de sinais visuais que indiquem acúmulo de gelo com previsão de um sistema de auxílio, ou um método que identifique as condições de temperatura e umidade que possam levar à formação de gelo, alertando aos pilotos que eles devem acionar o sistema de proteção.
Sem considerar o método de ativação, os sitemas de proteção anti-gelo, devem operar continuamente, e ter acionamento e desligamento automaticos, ou alertar que o sistema seve ser acionado de novo após a ativação inicial, caso necessário.
Em uma estimativa de custos para a implementação da regra, a FAA informou que os instrumentos mais caros - sistemas duais e redundantes para detecção primária de gelo, que automaticamente ativem o sistema de proteção - custarão aos fabricantes de aviões, algo em torno de 500.000 dólares para os processos de certificação e 15.000 dólares para aquisição e instalação em cada avião. Todos os custos deverão estar embutidos no preço da aeronave.
Outra norma em estudo, exigiria que a atual frota de aviões também adotasse o sistema.
Fonte: FAA
Tradução: BGA
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