Aviões de caça colidem no ar na Rússia


Bombeiros e policiais investigam local do choque entre os caças Sukhoi Su-27, próximo a Moscou, na Rússia. (Foto: Artyom Korotayev/Reuters)

Caças russos colidem no ar

Dois caças da Força Aérea russa colidiram neste domingo durante ensaio para um show aéreo perto de Moscou, matando o comandante de uma força de elite da Aeronáutica da Rússia. Um dos aviões caiu em uma área residencial, segundo a imprensa local. Em um acidente separado, dois pilotos morreram na queda de um avião Yak-52, no sul de Moscou.

O porta-voz da Força Aérea tenente-coronel Vladimir Drik disse que os jatos colidiram perto do aeroporto de Zhukhovsky, a leste de Moscou, local de uma apresentação marcada para terça-feira. Os caças Su-27 fazem parte do grupo de elite Cavaleiros Russos, que estava se preparando exibir-se na Maks-2009, a mais importante feira da indústria aeroespacial russa, que será aberta nesta semana.

Segundo o porta-voz, três pilotos ejetaram-se após a colisão. Ele disse que o coronel Igor Tkachenko morreu, e que os outros dois foram resgatados em condições satisfatórias. A agência de notícias oficial Itar-Tass informou que o coronel, comandante dos Cavaleiros e considerado um dos melhores pilotos da Rússia, morreu porque seu paraquedas não abriu depois que ele se ejetou.

A agência RIA-Novosti informou que uma mulher ficou gravemente ferida quando um jato atingiu uma casa perto do aeroporto, e até quatro outras pessoas sobre o solo poderiam estar feridas. Autoridades disseram que o avião caiu em uma área não povoada.

Nos últimos anos, jatos da força aérea russa sofreram uma série de problemas, muitos atribuídos ao envelhecimento da esquadrilha da era soviética. Em junho, as autoridades suspenderam por dez dias os voos de toda a frota de Su-24 após dois acidentes em três dias.

Dois acidentes com jatos Mig-29 em 2008 também levara à suspensão de voo de todos os aviões desse modelo. Uma investigação posterior mostrou que um grande número desses aviões tinham se tornado inseguros para voar, e muitos foram retirados de serviço.

Em outro acidente neste domingo, dois pilotos morreram na queda de um avião Yak-52 na região de Kaluga, ao sul de Moscou, informou a agência russa Interfax.

A aeronave tinha decolado do aeroporto de Drakino e caiu pouco depois, sem produzir danos no local da queda nem outras vítimas além dos pilotos, informou o serviço de imprensa do Ministério de Emergências.

Inicialmente acreditava-se que o acidente tinha sido com um dos dois caças Su-27 que colidiram durante o voo de treinamento.





Fontes: AP - REUTERS - FOLHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails