A Airbus avalia equipar o A350XWB com equipamento automático de descida.

A350XWB poderia receber sistema automático de descida

A Airbus avalia equipar o A350XWB, com equipamento automático que assumiria o controle da aeronove e efetuaria a descida, caso fosse detectada pressão de cabine insegura para o voo.

O sistema somente iniciaria a descida se os pilotos falhassem em responder a um alerta, indicando-se assim a possibilidade da tripulação estar incapacitada para tomar a decisão, em função dos efeitos da falta de oxigênio.

A falha em não reconhecer a despressurização em um Boeing 737-300 da Helios Airways, fez com que a tripulação perdesse a consciência devido a hipoxia , durante o voo com destino à Atenas, quatro anos atrás. O avião continuou seu voo, em altitude de cruzeiro até cair por falta de combustível.



A Airbus insiste que ainda não decidiu sobre a adoção do sistema. A fabricante declarou que o assunto está em estudo e que decisões ainda podem demorar.

Apesar das declarações da empresa, afirmando ser cedo para informar detalhes do sistema, ainda assim o fucionamento teórico do mecanismo foi apresentado a uma delegação da Federação Internacional das Associações de Pilotos de Linha Aérea.

De acordo com relatos de pessoas presentes à apresentação, assim que o sistema detectasse uma pressão insegura, ele alertaria a tripulação, via ´´ primary flight display´´ e iniciaria uma contagem regressiva. O período de tempo da contagem não foi especificado.

Caso a tripulação não agisse para cancelar o aviso ou não assumisse o controle da aeronave, o A350 iniciaria uma manobra lateral de 2.75 milhas náuticas , à direita da aerovia dsignada, com o propósito de evitar conflito. A manobra levaria em conta quaisquer movimentos laterais selecionados pela tripulação.

Em seguida, o avião iniciaria uma rápida descida, a uma velocida máxima compatível com o nível de voo 100 - altitude alvo em caso de incidentes de despressurização, na qual as máscaras já não são necessárias - embora ajustando-se a altitude de acordo com as exigências de altitude de segurança em relação ao terreno.

A Airbus poderia vir a fornecer o sistema para outros tipos de aeronaves, opcionalmente, embora a possibilidade não tenha sido confirmada.

Fonte: FG/David Kaminski-Morrow
Tradução: BGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails