Infraero solta rojões em aeroporto de Teresina (PI) para espantar urubus

A constante presença de urubus nos arredores do Aeroporto de Teresina (PI) faz com que funcionários contratados pela Infraero (estatal que administra os aeroportos) tenham de soltar rojões para espantar as aves e evitar acidentes envolvendo pássaros e as aeronaves.

"Se houver a necessidade de soltar uma, duas, três vezes por dia, nós assim o faremos, pelo bem da aviação", disse o superintendente da Infraero no Piauí, Antonio Ribeiro.

Ribeiro, que disse não ter como estimar o número de vezes que medida foi adotada, afirmou que os rojões são disparados quando os urubus invadem a área do sítio aeroportuário.

Para ele, a alternativa de soltar rojões para espantar as aves do sítio é "pontual" e não resolve o problema. "Estamos fazendo um mapeamento nas cercanias do aeroporto para saber quais atividades estão atraindo os pássaros". Entre os fatores que fazem com que as aves entrem na área, segundo o superintendente, está um lixão no município vizinho de Timon.

Cinco incidentes com aves na área do sítio aeroportuário de Teresina foram registrados neste ano. Em 2008, houve o registro de 219 colisões entre aeronaves e pássaros no espaço aéreo próximo aos aeroportos administrados pela Infraero em todo o país.

O procedimento de soltar rojões para afugentar as aves é previsto em um plano de ações da Infraero. A estatal participa de um programa denominado "Gestão do Perigo da Fauna Aeroportuária" nos aeroportos que administra, que inclui a medida.

Fonte: Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails