Endeavour volta à Terra
O ônibus espacial Endeavour aterrissou nesta sexta-feira, como previsto, às 11h48 (horário de Brasília), no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, no Estado da Flórida, após permanecer 16 dias no espaço.
Durante 11 dias na Estação, a tripulação da Endeavour instalou uma plataforma japonesa para telescópios e outras atividades científicas. Também entregou peças sobressalentes e substituiu as baterias que mantêm a Estação, movida a energia solar, funcionando durante suas passagens pelas zonas de noite terrestre.
Pouco antes de iniciar o retorno na terça-feira passada, a tripulação instalou em órbita dois pares de pequenos satélites.
Um dos pares de satélites será usado no estudo do acoplamento de naves no espaço por meio do sistema de GPS. O outro medirá a composição e a densidade da atmosfera a mais 320 quilômetros da superfície da Terra.
Usando pela primeira vez um braço robótico japonês, astronautas substituíram três dispositivos da nova plataforma: um telescópios de raios-X, um monitor que mede campos eletromagnéticos em torno da Estação e uma antena de comunicações para uma rede japonesa de satélites.
Quando voava a 320 quilômetros acima do oceano Índico, o comandante Mark Polansky e o piloto Douglas Hurley acionaram os dois foguetes de frenagem da Endeavour, às 10h41 (horário de Brasília), para reduzir a velocidade da nave e começar um período de planagem pela atmosfera, com duração de uma hora.
A Nasa está preparando a Estação, um projeto de 100 bilhões de dólares e 16 países, para poder aposentar sua frota de ônibus espaciais, depois de mais sete missões.
Fonte: FOLHA
Nenhum comentário:
Postar um comentário