Companhia de Abu Dhab compra participação na Virgin Galactic
Aabar Group, de Abu Dhab torna-se sócio da Virgin Galactic.
Oshkosh, Wisconsin - Ontem, foi uma tarde muito produtiva para a Virgin Galactic, na EAA AirVenture Oshkosh. Com o WK2 ao fundo, na AeroShell Square, a Virgin Galactic assinou um acordo, garantindo um grande investimento, pouco antes de mais um voo de demonstração do WK2, levando à bordo , Sir Richard Brason, CEO do Virgin Group, em seu primeiro voo o veículo lançador espacial.
Após o voo, Sir Richard disse que a experiência foi brilhante. Alguém aproveitou e perguntou como a máquina voa e ele respondeu que voa maravilhosamente e que a sensação é maravilhosa.
Antes do voo, Will Whitehom, presidente da Virgin Galactic, iniciou a programação, anunciando que a companhia havia fechado um acordo com o Grupo Aabar, baseado em Abu Dhab, no qual a companhia árabe comprará uma participação expressiva na Virgin. O acordo prevê investimentos para o desenvolvimento da capacidade de lançamento de satélites e a criação de um espaçoporto em Abu Dhab.
Mohamed Badawy Al-Husseiny and Sir Richard Branson/Photo by Michele Peterson
Em seguida, Whitehom convidou Sir Richard e Mohamed Badawy Al-Huuseiny para assinarem o acordo.
Sob os termos do acordo, a Aabar investirá 280 milhões de dólares e terá 32% de participação na Virgin Galactic e se comprometerá em investir 100 milhões de dólares adicionais para o desenvovimento da capacidade de lançamento de satélites.
Após a assinatura do acordo, Al-Husseiny, declarou que a Aabar estava comprometida com os investimentos que darão muitos benefícios , não somente ao grupo, como tabém à Abu Dhab. Já Sir Richard falou sobre a incrível visão dos Emirados em transfomar Abu Dhab em uma país do futuro.Em seguida, Burt Rutan, cuja a Scaled Composites, desenvolveu o sistema de lançamento, juntou-se à dupla no palco.
Ele informou que faria breves comentários, devido os fortes ventos cruzados que poderiam impedir o voo do WK2 e que o avião decolaria da pista 27, e isso aumentaria muito o tempo de taxiamento.
Segundo Whitehom, o WK2 foi projetado para transportar foguetes lançadores de satélites com peso até 200 quilos, com custos muito inferiores aos atuais sistemas de lançamento, permitindo assim o surgimento de uma nova gama de aplicações que exijam satélites. Os recursos disponíveis hoje, não permitiriam a consecução desses planos, daí a importância da participação do Gupo Aabar no projeto.
Sir Richard declarou que o investimento permitirá dar agilidade ao programa lançador de satélites e pessoas, a um terço dos custos atuais e com uma metodologia ecologicamente correta. Ele afirmou ainda, que será construido um espaçoporto no Oriente Médio e um na América.
O preço de lançamento dos satélites, ficará abaixo de 2 milhões de dólares, de acordo com o informado por Whitehom e o desenvolvimento do sistema cnsumirá 3 anos de trabalho.
O acordo assinado ontem, concede ao Grupo Aabar, direitos exclusivos referentes a lançamentos no Oriente Médio, à partir, do complexo que será construido. O complexo estará pronto e operacional em 2014.
Outros Fatos
A Virgin Galactic, acusa o recebimento de mais de 300 depósitos para voos de astronautas civis, totalizando 40 milhões de dólares.
A SpaceShipTwo que será transportada pelo WK2 e com ajuda de um foguete atingindo altitude de 130 km , tem seu primeiro voo de testes agendado para dezembro e o primeiro voo com passageiros em 24 meses.
O WK2 vai transportar 6 passageiros na cabine direita e instrumentos científicos da NOAA, na cabine esquerda.
Sir Richard parece confiante pois declarou: " Veja, nunca penso nos investimentos que faço. Eu penso em criar coisas que possa ter orgulho e penso que se você pode criar algo que sinta orguho com certeza, fará sucesso, e penso também que existem milhões de pessoas que adorariam a chance de ir ao espaço e isso exige uma empresa privada para que se torne realidade." E continuou: " Eu tive a viagem mais privilegiada. Tenho sorte em ser a primeira pessoa a voar nesta nova máquina , neste voo que será sucedido por muitos. Logo estará cumprindo sua missão de levar a SpaceShip ao espaço. E pensar que tudo isso, em parte, nasceu sob influência da EAA AirVenture e a experiência que se tem aqui. Oshkosh é o melhor show aéreo do mundo e é maravilhoso estar aqui,"
Fonte: EAA AirVenture 2009
Trdução: BGA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário