AF447: Air France revisa uso do radar meteorológico

Após o acidente com o voo AF447 no mês passado, a Air France tem tomado medidas para aumentar a segurança de voo e diminuir a taxa de incidentes para prevenir os acidentes.

A companhia tem revisado o treinamento da tripulação com relação ao manuseio do radar meteorológico e a interpretação das informações relativas ao mal tempo.

O chefe executivo da Air France, Pierre-Henri Gourgeon, divulgou detalhes sobre o porque da tripulação não ter desviado das formações climáticas, ao contrário de outras aeronaves que efetuaram o procedimento na mesma época.

Gourgeon disse que nunca houve ordem da empresa aérea para que a tripulação não efetuasse o procedimento em prol da economia.

“Por exemplo, está escrito em preto e branco, quando houver tempestades, você desvia delas, não há nenhuma questão a respeito de economia de combustível. Os pilotos tem total liberdade para escolherem sua rota.”, disse.

A Air France toma como base o voo AF459 que decolou de Guarulhos/SP no mesmo dia, 37 minutos atrás do voo 447.
De acordo com a companhia, a tripulação recebeu um aviso do radar meteorológico sobre formações de tempestades na região aonde caiu o A330, então, decidiu desviar a rota para leste, afim de evitá-las.

“Com base nesse relato, estaremos revendo o método de uso do radar”, diz Gourgeon. “Independente se essa foi ou não a causa da queda do voo 447, teremos que investigar cada fator e melhorar nossas regras e procedimentos.”

Fonte: Efe

2 comentários:

  1. Um white-paper recentemente publicado por um engenheiro de estruturas aeronauticas explica uma provavel causa do acidente da Air France.

    Varios avioes da Airbus, de varios modelos diferentes, tiveram problemas estruturais com a cauda. O incidente mais conhecido foi o American 587, um A300 que caiu em Nova York em novembro de 2001. O estabilizador vertical quebrou, o aviao perdeu o controle e caiu no Queens. Mas ha varios outros acidentes. O voo 888T, onde um A320 tambem perdeu a cauda vertical e caiu, matando os 7 tripulantes que estavam testando o aviao logo antes de entregar `a Air New Zealand. E o Air Transat 961, um A310 que perdeu quase todo o leme. E uma longa lista de incidentes onde os danos ao leme ou ao estabilizador foram leves, e o piloto conseguiu pousar. E' bem provavel que o Air France 447 caiu porque perdeu o leme em uma rajada de vento na tempestade. Isso ja' aconteceu antes...

    Porque o estabilizador vertical e o leme dos Airbuses sao tao fracos? Porque os regulamentos nao exigem que sejam fortes o bastante pra aguentar todas as manobras que um piloto pode fazer. Nem precisam aguentar as manobras permitidas pelo Fly-By-Wire! E' facil um piloto fazer uma manobra (sideslip o aviao pra um lado, e entao virar o leme pro outro lado) que causaria a cauda vertical a cair do aviao; o aviao ficaria instavel e o piloto perderia o controle. A Boeing usa essa condiçao para determinar a força que a estrutura do leme tem que aguentar. A Airbus usa outras condiçoes (leme atuado enquanto o aviao voa em linha reta, e leme alinhado com o estabilizador enquanto o aviao sidelsips), mas a força que tem que ser resistida e' apenas 20% da força na condiçao que a Boeing usa. Entao a cauda de um Boeing e' 5 vezes mais forte que a cauda de um Airbus.

    A explicaçao disso tudo, com fotos dos lemes e estabilizadores quebrados, a lista e explicaçao dos 15 incidentes com a cauda do Airbus, a historia de um voo que milagrosamente sobreviveu a perda do estabilizador vertical (e que passou por uma situaçao MUITO parecida com o voo da Air France), e outros detalhes assustadores sobre as estruturas do Airbus (e sobre a falta de regulamentos nessa area), estao em http://airbusvertstabs.blogspot.com

    Se isso nao mudar logo, havera' mais acidentes... :(

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  2. É verdade. Já havia tomado conhecimento do assunto e pulicado algo aqui mesmo.

    Veremos se vão tomar alguma atitude

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