Reprodução de imagem da TV iraniana mostra o avião após o acidente desta sexta-feira (24). (Foto: Reprodução)
Mais de 20 pessoas ficaram feridas no aeroporto de Mashad. Aeronave que vinha de Teerã acidentou-se durante o pouso.
Um avião de passageiros acidentou-se durante o pouso no aeroporo da cidade de Mashad, no nordeste do Irã, nesta sexta-feira (24), deixando pelo menos 17 mortos e 23 feridos.
A informação é da agência de notícias estatal Irna, citando o governador adjunto da província de Jorasan, Ghahreman Rashid.
O acidente ocorreu às 18h20 locais (10h50 de Brasília). O avião, um Ilyushin operado pela Aria Tour, vinha da capital, Teerã.
A aeronave, um Ilyushin de fabricação russa, chocou-se contra um muro depois de sair da pista de aterrissagem.
Ali Ilkhani, diretor da agência de aviação civil iraniana, disse à televisão estatal que aparentemente o avião tentou aterrissar enquanto voava a velocidade muito alta. Ele disse que 13 dos mortos eram tripulantes, nove deles do Cazaquistão.
Informações anteriores davam conta que o avião havia se incendiado.
Mohammad-Reza Moti, autoridade médica local, disse à agência estatal iraniana Irna que os feridos estão sendo tratado em hospitais em Mashhad, local importante de peregrinação para muçulmanos xiitas. A maioria dos iranianos são xiitas.
"Alguns dos feridos estão em situação crítica", disse.
Havia 153 pessoas a bordo, de acordo com fontes do aeroporto.
Mapa localiza região da queda do avião no Irã (Foto: Arte/G1)
Falha em trens de pouso teria causado acidente
Uma falha nos trens de pouso pode ter sido a razão do acidente com um avião da companhia iraniana Aria Airlines que matou 17 pessoas e deixou mais de 20 feridas, nesta sexta-feira, no aeroporto de Mashhad, no Irã, informou a agência oficial de notícias iraniana Irna.
O avião, modelo Ilyushin Il-62, de fabricação russa, tinha decolado da capital Teerã rumo a Mashhad, com 153 pessoas a bordo. Durante o pouso, às 18h20 (10h20 de Brasília), perdeu o controle, saiu da pista e colidiu com um muro. Segundo o diretor do organismo de aviação civil do Irã, Ali Ilkhani, o acidente ocorreu porque o piloto tentou pousar quando a aeronave ainda trafegava rápido demais.
Conforme Ilkhani, dos 17 mortos, 13 são tripulantes - entre esses, nove são do Kasaquistão. Mohammad-Reza Moti, integrante das forças de emergência locais, informou também à Irna que os feridos estão sob tratamento em hospitais de Mashhad. "Alguns dos feridos estão em estado grave", afirmou.
Nas imagens de TV divulgadas pelo governo iraniano, o avião aparece com o nariz bastante danificado, em uma posição incomum, apoiado sobre a traseira, mas nenhum muro aparece. Grande parte da fuselagem aparenta estar intacta.
Em 15 de julho passado, outro avião de uma companhia iraniana e de fabricação russa caiu, de nariz, pouco após a decolagem. O acidente matou todos os 168 que estavam a bordo.
O pior acidente aéreo da história do Irã aconteceu em fevereiro de 2003, quando também um Ilyushin bateu contra as montanhas, no sudeste do país, deixando 302 mortos - na maioria, membros da Guarda Revolucionária.
Fonte: G1- Efe- CNN -
Nenhum comentário:
Postar um comentário