
Área de descanso do aeroporto.
O aeroporto Incheon International é pouco conhecido fora da Ásia. Mas os resultados de uma pesquisa recente com 8 milhõs de viajantes poderá mudar isto.
Seul - A ambição da Korean Air em ser uma das 10 melhores e mais importantes companhias aéreas do mundo, está intimamente ligada a um aeroporto que é tido entre os melhores do mundo,embora pouco conhecido fora da Ásia.
O aeroporto Incheon International, perto de Seul, opera como hub principal da Korean e de sua rival Asiana Airlines. Ambas companhias esperam poder usar o aeroporto como uma ´´ ponte ´´ na qual os viajantes da América do Norte, fariam suas conexões para voar em direção a outros destinos na Ásia.
Incheon é " o melhor aeroporto internacional e ninguém conhece",afirmou Joe Brancatelli, consultor de viagens e edtor de um portal de viagens chamado JoeSentMe.com.
O aeroporto localiza-se a 66 km a oeste de Seul, próximo ao local da Batalha de Incheon , onde o general Douglas MacArthur liderou uma invasão amfíbia qe mudou o curso da Guerra da Coréia. " Poucos americanos sabem sobre Incheon e aqueles que lembram algo, lembram da batalha travada na guerra".
Isto poderá mudar brevemente. Na semana passada, o aeroporto de Incheon foi selecionado como o melhor aeroporto do mundo pela Skytrax,uma empresa de pesquisas do ramo turístico, a qual pesquisou 8 milhões de viajantes. O aeroporto de Incheon, pela primeira vez,ficou em primeiro lugar, vencendo o aeroporto de Hong Kong e o aeroporto Changi de Singapura.
A pesquisa avaliou 190 aeroportos, em mais de 40 critérios diferentes, incluindo as instalações de check-in e a facilidade de andar pelo terminal e o manuseio de bagagens.
Os terminais do aeroporto de Incheon, são 1/3 maiores que os terminais do aeroporto de Los Angeles, em termos de espaço; contudo, o movimento de passageiros chega à 50% dos números de Los Angeles - 30 milhões. Logo, existe muito espaço para crescimento, dizem as autoridades aeroportuárias.
O aeroporto tem sido estudado como exemplo a ser seguido, quando da reforma do aeroporto de Los Angeles e sua expansão.
Em uma recente tour pelo aeroporto, antes que os resultados da pesquisa fossem divulgados, foram apresentadas a alguns viajantes americanos, as amenidades oferecidas pelo aeroporto. Amenidades que talvez poucos aeroportos americanos poderiam imitar, incluindo o livre uso de chuveiros e salas para mudança de roupa, semehantes as de um hotel 5 estrelas. A única coisa que se cobra é uma taxa de 2 dólares pelas toalhas e demais itens de higiene.
Em uma área, uma dúzia de computadores com livre acesso a internet estavam disponíveis aos passageiros. Em outra área , várias poltronas reclináveis para os pssageiros que fossem esperar muitas horas pelas conexões, de sorte que poderiam até dormir um pouco. Também havia Tv a cabo e até uma sala de exibição de cinema. Não esqecendo de mencionar uma sala para as crianças brincarem e até um museu. Idêntica estrutura estava disponível no lado oposto do terminal.
Aqueles passageiros com estadia acima de 6 horas para uma conexão, podiam fazer o check-in em um hotel próximo aos portões de embarque, onde então poderiam ter um quarto com suite ao preço de 40 dólares por 6 horas ou 100 dólaes por 24 horas.
O aeroporto construído em 2001, também oferece um dos serviços mais úteis para quem depende de uma conexão de voo: as bagagens são transferidas diretamente ao voo de conexão. Não havendo a necessidade de retirar a bagagem, depois passar pela alfândega de novo e rechecá-las , como acontece na maioria dos aeroportos.
Exitem muitas outras amenidades para os passageiros, por exemplo: 70 lojas, incluindo lojas da Hermes, Gucci e Chanel e ainda 70 restaurantes. As vendas duty-free realizadas lá só perdem em volume, para o aeroporto de Heatrow em Londres.
" Os aeroportos internacionais americanos que já utilizei, não podem competir com a comida,e as opçoes de entretenimento oferecidas pelo aeroporto de Incheon", afirma Kyle Moe, que estava retornando a Seattle com sua família, após servir em uma base militar americana na Coréia do Sul. Seus dois filhos, idades de 3 e 1 ano estavam na sala de brinquedos, a qual ele classificou como ´´salvadora´´ pois permitiu aos garotos queimar bastante energia, antes do longo voo de 10 horas de duração.
" Vamos sentir falta deste aeroporto", declarou sua esposa, Laura.
Fonte: Peter Pae - Los Angeles Times
Tradução: JACK
Nenhum comentário:
Postar um comentário