Em comunicado, a Nasa explicou que o vazamento de combustível, descoberto na madrugada (local) deste sábado durante a operação de reabastecimento, é similar ao que atrasou uma viagem do Discovery há alguns meses.
A Nasa havia confirmado a data de lançamento do Endeavour para este sábado (13). Confirmada na quarta-feira (3), a viagem seria uma missão de 16 dias à Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês).
Sob o comando de Mark Polansky e mais seis tripulantes, o Endeavour partiria do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, às 8h17 de Brasília.
A missão STS-127 à Estação Espacial Internacional é considerada uma das mais difíceis, com cinco caminhadas que incluem um complexo trabalho robótico na falta de gravidade do espaço.
Atualização: 12:54 BRT - 15:54 UTC
Após vazamento, nave Endeavour vai ficar ao menos quatro dias "no chão"
A Nasa (agência espacial norte-americana) adiou por pelo menos quatro dias o lançamento do ônibus espacial Endeavour, previsto para este sábado (13), devido a um vazamento de hidrogênio no mecanismo de abastecimento do tanque externo de combustível da nave. Inicialmente, o adiamento seria de ao menos 24 horas.
Este é um problema "muito similar' ao que obrigou a Nasa a adiar a decolagem do Discovery em março, disse o diretor de lançamento, Mike Leinbach. A decolagem estava prevista para este sábado às 07h17 (08h17 de Brasília) de Cabo Canaveral, na Flórida. O ônibus espacial deve cumprir uma missão na ISS (Estação Espacial Internacional, em inglês).
Agora, serão necessários pelo menos quatro dias antes que se possa tentar outro lançamento, acrescentou Leinbach. Segundo ele, os engenheiros não poderão trabalhar na peça suspeita de ter falhado antes de domingo (14), já que eles devem aguardar 24 horas após o esvaziamento do tanque para trabalhar no reparo.
O tanque contém cerca de 2 milhões de litros de hidrogênio e oxigênio líquido em temperatura muito baixa.
A perda foi detectada no mecanismo externo, que tinha começado a encher o tanque às 21h52 (22h52 de Brasília) e as previsões meteorológicas indicavam 90% de chances de condições favoráveis no momento do lançamento, disse o porta-voz Daniel Kanigan.

Ônibus espacial Endeavour teve lançamento rumo à ISS adiado
Fonte: France Presse
Nenhum comentário:
Postar um comentário