Gol negocia integração de milhas com companhias americanas

A Gol negocia acordos com companhias aéreas americanas para a integração de programas de milhagem. Na prática, isso permite que o cliente do Smiles, programa de fidelidade da companhia, use milhas para trechos operados por outras empresas em voos internacionais.

O presidente da Gol, Constantino de Oliveira Júnior, afirmou em entrevista à Folha que está conversando com empresas dos EUA, da Ásia e Oriente Médio e que anunciará acordos neste ano. "Vamos priorizar o mercado americano", disse, após participar do dia da Gol na Bolsa de Valores de Nova York.

Em abril, a Gol já havia anunciado um acordo desse tipo com a Air France. A partir de 1º de julho os sistemas já estarão integrados, o que permitirá o acúmulo de milhas em trechos operados pela companhia europeia e também a troca de milhas por bilhetes em destinos operados pela Air France.

A Gol mantém acordos menos abrangentes com Delta, American, JAL e Iberia, entre outras. Segundo Oliveira Júnior, a companhia está conversando com essas empresas para fechar a parceria. A estratégia é aumentar a atratividade do Smiles.

Azul inicia programa de fidelidade sem acúmulo de milhas


A Azul Linhas Aéreas lançou nesta quarta-feira seu programa de fidelidade, que prevê ao passageiro 5% do valor de cada passagem comprada. Ou seja, ao contrário de TAM e Gol, o programa da Azul não prevê acúmulo de milhagens. A cada R$ 50, o cliente poderá emitir um vale e usá-lo dentro de um ano para para abater parte de uma passagem ou comprar qualquer bilhete, caso acumule vários créditos de R$ 50.

O gerente de planejamento da área de marketing da companhia aérea, Pedro Mesnik, explicou que a concessão de 5% do valor de cada passagem poderá variar. A Azul poderá lançar promoções esporádicas, afirmou, elevando o percentual concedido para determinadas rotas, ou em determinado período, por exemplo.

De acordo com a companhia, o programa será retroativo ao tempo de operação da empresa. Ou seja, quem voou pela Azul nos últimos seis meses terá seu crédito computado.

No evento de lançamento do programa de fidelidade, o presidente da empresa, Pedro Janot, informou que a companhia pretende fechar 2009 com 2 milhões de passageiros transportados. Em seis meses completados no último dia 15, a Azul registrou o transporte de 650.000 passageiros.

A empresa tem, atualmente 74 voos por dia, para 13 destinos. Atualmente, são 11 aeronaves que cobrem esta malha, e até o fim doa ano, está prevista a chegada de mais três modelos Embraer 190.

"Apesar das condições duras de mercado, em meio a uma crise econômica, nosso desempenho vem sendo muito bom, e em termos financeiros, projetamos fechar o ano com equilíbrio", comentou Janot.

Para o segundo semestre, está previsto o início das operações entre Campinas e Belo Horizonte, com quatro voos diários.

Janot confirmou que a Azul pretende entrar no mercado de transporte de cargas, mas não deu detalhes a respeito da questão.

'O projeto ainda está sendo desenhado, e será anunciado no tempo certo', observou.

Fontes: FOLHA ( JANAÍNA LAGE - CIRILO JUNIOR )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails