EASA: Nenhuma decisão referente aos tubos de pitot , por enquanto

PARIS - A agência européia, responsável pela segurança de voo, decidiu que por enquanto, não vai publicar nenhuma ordem executiva referente aos tubos de pitot fabricados pela Thales e utilizados nos aviões modelos A330/A340 da Airbus.

" Não estamos planejando ações no atual estágio enquanto ocorrem as investigações do acidente do voo Air France 447", informou a EASA.

Os tubos de pitot tornaram-se alvo de atenção, em função do acidente com o avião da Air France, porque o sistema ACARS da aeronave transmitiu mensagens técnicas antes da perda do contacto, indicando informação de velocidade inconsistente e a provável ocorrência de problemas nos tubos de pitot.

A Air France e outras cias aéreas já haviam relatado problemas com os tubos e a Thales havia desenvolvido um upgrade, contudo, a troca do equipamento nunca foi exigida pelos orgãos responsáveis pela segurança aérea no continente.

Mesmo antes do acidente, a Air France já havia decidido efetuar a troca dos tubos de pitot, contudo, o avião acidentado ainda voava com o velho equipamento. Após o acident, a companhia efetuou a troca em todos os aviões, em parte, sob pressão de seus pilotos.

Tanto a Air France como as autoridades responsáveis pela segurança da aviação, insistem que ainda não existem dados disponíveis qe sugiram que os tubos de pitot tenham sido os causadores do acidente. Eles afirmam que mesmo que os tubos de pitot parassem de funcionar, ainda assim os pilotos conseguiriam manter a aeronave em voo.

Fonte: AviationWeek
Tradução: JACK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails