P-3 de patrulha marítima da FAB tem voo inaugural

No dia 30 de abril último, foi realizado em Getafe (Madrid) o voo inaugural da primeira aeronave Lockheed P-3 da Força Aérea Brasileira (FAB) modernizada pela Airbus Military na Espanha. O evento contou com a presença de representantes da FAB e dos oficiais brasileiros responsáveis pelo programa, bem como de executivos da Airbus Military.

O voo inaugural representa um importante marco do programa de modernização de nove aeronaves P-3 para o governo brasileiro, como ápice da fase de desenvolvimento e instalação dos equipamentos e início dos voos de teste para certificação dos sistemas de missão e aviônicos.
A aeronave foi equipada com o FITS (Fully Integrated Tactical System), sistema de missão desenvolvido na Espanha pela Airbus Military, que é o centro de um sofisticado sistema de armas que abrange desde atividades de patrulha marítima até amplas configurações para operações de guerra anti-submarino.
O FITS, configurado como um sistema flexível e modular, pode ser instalado em qualquer tipo de plataforma, inclusive as produzidas pela Airbus Military, como os C-212, CN-235 e C-295, assim como plataformas mais complexas como as P-3 Orion e os Airbus A319.

As nove aeronaves P-3 serão usadas para missões de patrulha marítima, incluindo o controle da Zona Econômica Exclusiva brasileira, para proteção de fronteiras e serviços de resgate aéreo ao longo de uma área no Atlântico Sul designada pela Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO) que se estende praticamente até as águas territoriais da África.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails