Foguete Soyuz FG parte com nave no Cazaquistão; astronautas farão parte de tripulação da ISS
A nave Soyuz TMA-15 foi lançada nesta quarta-feira (27) da base de Baikonur, no Cazaquistão, rumo à ISS (Estação Espacial Internacional, em inglês). O russo Roman Romanenko, o belga Frank de Winne e o canadense Robert Thirsk estão a bordo da nave e vão fazer parte da tripulação permanente da estação, que pela primeira vez será composta por seis pessoas.
O lançamento aconteceu às 14h34 de Moscou (7h34 de Brasília), com ajuda de um foguete Soyuz FG. Os novos moradores vão dividir o espaço com o russo Gennady Padalka, o americano Michael Barratt e o japonês Koichi Wakata, que atualmente ocupam a base.
Esta também será a primeira vez que todos os sócios da ISS (Estados Unidos, Rússia, Europa, Japão e Canadá) estarão representados simultaneamente por um astronauta no complexo.
Segundo Thirsk, a missão deve "provar que a estação pode ter seis pessoas por um longo período". "O que faremos nos próximos meses será uma preparação para a exploração espacial", afirmou De Winne.
A estação espacial foi expandida nos últimos meses para acomodar mais astronautas. Foi desenvolvido um sistema de reciclagem da urina, essencial para duplicar a capacidade de hospedagem da ISS. A máquina permite reciclar 6,8 toneladas de água potável por ano.
O porta-voz da Nasa Rob Navius disse que, no futuro, a ISS poderá ter até 13 pessoas a bordo, com a tripulação exercendo o papel de anfitrião.
Soyuz TMA-15 Launch: 2of2Full Vesion May 27, 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário