Os militares da Força Aérea de Israel (FAI) estão tendo uma das melhores oportunidades de treinamento de sua vida. Segundo informações divulgadas para a imprensa, a FAI conseguiu arrendar um pequeno número de jatos de combate MiG-29, de fabricação russa, para voar em missões de dogfight contra os seus melhores pilotos de Lockheed F-16.
Ao todo, 10 pilotos de testes da FAI estão voando os caças russos e aos poucos, os militares estão conhecendo todas as capacidades e limitações da aeronave, cujo modelo específico ainda é desconhecido.
O MiG-29 foi desenvolvido pela União Soviética na década de 70 para ser um caça de superioridade aérea e, até hoje, representa a linha de frente da defesa aérea de países como a Síria e o Irã, por exemplo.
“Nós estamos testando as aeronaves e, ao mesmo tempo, treinando os nossos pilotos contra elas”, declarou um oficial da FAI. “Nós podemos voar em lugares e sob condições que nós nunca tínhamos voado antes”, completou.
Para Israel, ter o domínio de conhecimento técnico e doutrinário sobre o MiG-29 representa um grande avanço na soberania e relevante vantagem sobre um dos seus principais oponentes no Orinete Médio – a Síria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário