Paraquedista morre após ser atingido por avião durante salto em Boituva

Acidente foi na tarde desta segunda-feira (09). Outros dois paraquedistas também foram atingidos e sofreram fraturas.



 Alex, de macacão branco, foi instrutor do corintiano que pagou uma promessa neste domingo no
Fantástico (Foto: Reprodução/ TV Tem)


Três paraquedistas foram atingidos por um avião durante um salto na tarde desta segunda-feira (9) em Boituva (SP), conhecida como a capital nacional do paraquedismo. As primeiras informações passadas pelo Corpo de Bombeiros indicam que as vítimas fizeram o salto e ainda estavam em queda livre quando foram atingidas por um avião.

Ainda segundo os bombeiros, o paraquedista Alex Adelmann gravava o salto de outros dois profissionais, Conrado Alvares e Wanderson Carlos Campos Andrade. Alex teria sido o primeiro a ser atingido pelo avião e foi lançado contra os companheiros.

Alex ficou inconsciente com o choque. O paraquedas, que dispõe de um dispositivo de segurança, ao não ser acionado manualmente entrou em operação automática e abriu o equipamento, evitando o impacto com o solo. O rapaz chegou a ser socorrido ao Pronto-Socorro da cidade com parada cardiorrespiratória, mas não resistiu. Os dois feridos conseguiram acionar os paraquedas e chegaram ao solo com fraturas nas pernas e seguem internados com estado de saúde considerado sem gravidade.

Alex, que era paraquedista desde 1994, obteve junto com mais 13 atletas o Recorde Brasileiro de Maior Formação em Queda Livre Vertical, que foi obtido em março na cidade de Piracicaba. Ele participou neste domingo de uma reportagem exibida no fantástico, onde foi o instrutor do corintiano que estava pagando uma promessa com um salto de paraquedas.

O avião que atingiu os paraquedistas prestava serviços ao Centro Nacional de Paraquedismo. Ainda não há informação se a aeronave é a mesma da qual as vítimas saltaram. A escola em que Alex trabalhava não quis falar sobre o acidente.


                          Avião que atingiu paraquedista passará por perícia


Técnicos do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos)  irão fazer uma perícia no avião que se chocou contra um paraquedista em queda livre na tarde desta segunda-feira (09) em Boituva (SP). O acidente ocorreu por volta das 16h, no Centro de Paraquedismo da cidade.

Em depoimento na noite desta segunda-feira, o piloto do avião, Douglas Leonardo de Oliviera, contou à polícia que era a 11ª decolagem dele no dia. Assim que os paraquedistas saltaram, ele relatou  que deu um mergulho, manobra comum nesse tipo de voo. Logo depois teria sentido um impacto na asa esquerda da aeronave e só ficou sabendo o que aconteceu quando já estava no solo.

Sete paraquedistas saltaram da aeronave e três se envolveram no acidente. Alex Adelmann, de 33 anos, morreu. Ele fazia a gravação das manobras de outros dois paraquedistas que faziam um salto de voo duplo. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, que fez o socorro após o acidente, Alex teria sido atingido pela asa do avião. Os paraquedistas Conrado Alvares e Wanderson Carlos Campos Andrade, que são do Maranhão também foram atingidos e sofreram fraturas nas pernas. Ambos foram levados ao hospital da cidade e depois transferidos para hospitais de Sorocaba.

Alex era esportista experiente e participou de uma reportagem exibida pelo fantástico neste domingo ajudando um corintiano a pagar uma promessa pelo título da Libertadores. Ele será enterrado ainda nesta terça em São Paulo.

Os dois paraquedistas que sobreviveram foram ouvidos ainda no hospital. Eles contaram aos policiais que assim que saltaram do avião deram duas piruetas para ganhar velocidade e quando estabilizaram, viram que o avião, logo após o mergulho, atingiu Alex, que foi arremessado contra eles.

A polícia abriu inquérito para investigar o caso e ainda vai ouvir outras pessoas que estavam no local na hora do acidente.


                  Centro de Paraquedismo de Boituva, SP, fica fechado após acidente


 O Centro Nacional de Paraquedismo de Boituva (SP) ficou fechado nesta terça-feira (10) (Foto: Reprodução TV Tem)

O Centro Nacional de Paraquedismo de Boituva (SP) permaneceu fechado nesta terça-feira (10), um dia após o acidente que matou o paraquedista Alex Adelmann, de 33 anos, durante um salto. Ainda no local, ninguém conversou com a imprensa.

O Centro reúne escolas de paraquedismo e promove saltos para turistas. O acidente com Alex ocorreu na tarde de segunda-feira (9) após ele saltar com outros seis pessoas durante uma aula de instrução. Por motivo que está sendo investigado pela Polícia Civil, a asa do avião atingiu a cabeça do rapaz, que foi lançado contra os corpos de outros dois paraquedistas - Conrado Álvares e Wanderson Carlos Campos Andrade, que ficaram feridos.

O piloto do avião, Douglas Leonardo de Oliveira, em depoimento na noite desta segunda-feira, contou à polícia que era a 11ª decolagem dele no dia. Assim que os paraquedistas saltaram, ele relatou que deu um 'mergulho', manobra comum nesse tipo de voo. Logo depois, ele teria sentido um impacto na asa esquerda da aeronave. O piloto disse que sentiu o impacto, mas só descobriu o acidente após pousar a aeronave. A batida contra os paraquedistas provocou avarias, mas essas não prejudicaram o pouso.

Técnicos do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) estiveram no aeroporto de Boituva na manhã desta terça-feira para periciar o avião e também os equipamentos usados pelos atletas, mas ainda não há informações sobre o laudo. Além do piloto, a polícia ouviu algumas testemunhas.

Dos outros dois paraquedistas que foram atingidos, Wanderson Carlos Campos Andrade está internado em um hospital particular de Sorocaba (SP). Conrado Alvares continua internado no setor de ortopedia do Hospital Regional, em Sorocaba, e seu estado de saúde é estável. Os dois paraquedistas que foram hospitalizados são do Maranhão.

 

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails