Fim da Pluna afetará mais de 15 mil passageiros, diz órgão uruguaio


Mais de 15 mil passageiros foram afetados pela suspensão das operações da companhia aérea uruguaia Pluna, que enfrenta uma crise financeira.


O presidente da Audavi (Associação de Agências de Viagens) do Uruguai, Sergio Bañales, disse que 10 mil uruguaios que sairiam de férias neste inverno não poderão viajar, sendo que outros 5.000 serão atingidos na Argentina e no Brasil.

"Essa situação é muito grave e afeta a imagem do Uruguai", afirmou Bañales, ressaltando que a suspensão das operações é "uma medida totalmente irresponsável e foi tomada sem nenhuma consulta, às vésperas das férias de julho, prejudicando muitas famílias que pretendiam viajar nesta data".

A maior parte dos bilhetes da Pluna havia sido vendida para voos em Santiago do Chile, Cataratas do Iguaçu, Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires.

MULTA
 
A empresa pode ser multada em R$ 360 mil por voo e ter a autorização para operar no Brasil cassada caso não preste a assistência devida aos passageiros afetados pela paralisação de suas operações, disse a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) ontem, por meio de nota.

A entidade disse que aplicará as multas caso não seja comprovado que os passageiros estão sendo realocados em outros voos, recebendo os valores pelo cancelamento dos voos e não sendo devidamente atendidos.

A multa equivale a cerca de R$ 4.000 por passageiro não atendido devidamente pela empresa.
A Anac informou que continua fiscalizando o auxílio aos passageiros da companhia em todos os aeroportos em que ela opera.

PROCON
 
O Procon-SP disse que oficiou à Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) para que oriente os associados a providenciarem o cancelamento das compras de passagens feitas através de cartão de crédito ainda não pagas assim que solicitado pelo consumidor.

Além desta medida, a Fundação orienta o consumidor que contratou o serviço da Pluna através de agência de viagem a entrar em contato com ela para negociar o cancelamento da compra gratuitamente ou a acomodação em um voo de outra companhia.

No caso de pagamento via cheque, a entidade orienta que seja feito um Boletim de Ocorrência e que o documento seja encaminhado ao banco para que ocorra a sustação.

No caso de dúvidas, o Procon orienta os consumidores a procurar o seu canal de atendimento via telefone (151) ou um de seus locais de atendimento presencial.

ANÚNCIO
 
A companhia aérea uruguaia anunciou na quinta-feira que deixaria de voar "por tempo indeterminado". A justificativa são as dificuldades em encontrar novos acionistas e devido à situação financeira que atravessa.
A suspensão das atividades ocorre ao fim do segundo dia de uma greve de funcionários. Eles pedem mais informações sobre os planos da empresa e sobre a procura por um novo sócio --75% das ações da empresa estão à venda.

A imprensa uruguaia especula sobre a intenção do governo de liquidar a empresa definitivamente e levá-la a reunião de credores para pagar fornecedores e funcionários.

Segundo explicou Alberto Prego, presidente do sindicato da Pluna, esta decisão da empresa e do governo só busca "enterrar tudo o que ambos fizeram de mal" e deixar que o fracasso da privatização da companhia "fique sem responsáveis".

Fonte: FOLHA DE S PAULO

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