Mais de 15 mil passageiros foram afetados pela suspensão das operações da companhia aérea uruguaia Pluna, que enfrenta uma crise financeira.
"Essa situação é muito grave e afeta a imagem do Uruguai", afirmou Bañales, ressaltando que a suspensão das operações é "uma medida totalmente irresponsável e foi tomada sem nenhuma consulta, às vésperas das férias de julho, prejudicando muitas famílias que pretendiam viajar nesta data".
A maior parte dos bilhetes da Pluna havia sido vendida para voos em Santiago do Chile, Cataratas do Iguaçu, Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires.
MULTA
A empresa pode ser multada em R$ 360 mil por voo e ter a autorização para operar no Brasil cassada caso não preste a assistência devida aos passageiros afetados pela paralisação de suas operações, disse a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) ontem, por meio de nota.
A entidade disse que aplicará as multas caso não seja comprovado que os passageiros estão sendo realocados em outros voos, recebendo os valores pelo cancelamento dos voos e não sendo devidamente atendidos.
A multa equivale a cerca de R$ 4.000 por passageiro não atendido devidamente pela empresa.
A Anac informou que continua fiscalizando o auxílio aos passageiros da companhia em todos os aeroportos em que ela opera.
PROCON
O Procon-SP disse que oficiou à Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) para que oriente os associados a providenciarem o cancelamento das compras de passagens feitas através de cartão de crédito ainda não pagas assim que solicitado pelo consumidor.
Além desta medida, a Fundação orienta o consumidor que contratou o serviço da Pluna através de agência de viagem a entrar em contato com ela para negociar o cancelamento da compra gratuitamente ou a acomodação em um voo de outra companhia.
No caso de pagamento via cheque, a entidade orienta que seja feito um Boletim de Ocorrência e que o documento seja encaminhado ao banco para que ocorra a sustação.
No caso de dúvidas, o Procon orienta os consumidores a procurar o seu canal de atendimento via telefone (151) ou um de seus locais de atendimento presencial.
ANÚNCIO
A companhia aérea uruguaia anunciou na quinta-feira que deixaria de voar "por tempo indeterminado". A justificativa são as dificuldades em encontrar novos acionistas e devido à situação financeira que atravessa.
A suspensão das atividades ocorre ao fim do segundo dia de uma greve de funcionários. Eles pedem mais informações sobre os planos da empresa e sobre a procura por um novo sócio --75% das ações da empresa estão à venda.
A imprensa uruguaia especula sobre a intenção do governo de liquidar a empresa definitivamente e levá-la a reunião de credores para pagar fornecedores e funcionários.
Segundo explicou Alberto Prego, presidente do sindicato da Pluna, esta decisão da empresa e do governo só busca "enterrar tudo o que ambos fizeram de mal" e deixar que o fracasso da privatização da companhia "fique sem responsáveis".
Fonte: FOLHA DE S PAULO
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