Setor aéreo terá esquema especial e reforço durante a Rio+20

Aeroportos terão reforços para garantir segurança de chefes de Estado


 
O sistema aéreo brasileiro terá regras especiais durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a RIO+20, que começa na próxima quarta-feira (13) na capital fluminense. Os aeroportos do país, principalmente os do Rio de Janeiro, vão operar em esquema especial e receber reforços para garantir a rapidez no atendimento e a segurança de chefes de Estado e delegações estrangeiras que virão ao Brasil para a conferência.

O planejamento do setor aéreo para a Rio+20 inclui mudanças na rotina e reforço de pessoal na Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), na Polícia Federal, responsável pelo controle na imigração, na Receita Federal, na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e no Sistema Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional.

As regras para operação dos aeroportos e do espaço aéreo brasileiro estão em um manual feito pela SAC (Secretaria de Aviação Civil).

 O documento, que também servirá para orientar ações do setor aéreo em outros megaeventos – como a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, e a Copa de 2014 – é sigiloso. Segundo informações divulgadas pela SAC, o texto prevê, por exemplo, o reforço do contingente nos terminais.


Para a Rio+20, pelo menos 470 pessoas serão deslocadas para agilizar o atendimento. A maioria vai atuar nos aeroportos do Galeão e Santos Dumont, e nas bases aéreas do Galeão e de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. Também haverá reforços no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e em outros terminais internacionais do país.

 Além dos órgãos do setor aéreo, o Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, vai participar da operação especial dos aeroportos para a Rio+20. Durante a conferência, 225 servidores do Itamaraty vão trabalhar em esquema de plantão nos aeroportos do Galeão, Santos Dumont e Guarulhos e nas bases aéreas do Galeão e de Santa Cruz.

Na quarta-feira (6), o governo fez uma simulação da chegada de participantes da conferência ao aeroporto do Galeão para testar a logística de desembarque, checagem de passaportes e passagem pela imigração. As equipes também simularam o esquema especial para desembarque de um chefe de Estado, da aeronave até a saída do aeroporto em comboio.

Além das ações civis, a FAB (Força Aérea Brasileira) terá um esquema especial para a conferência. Pelo menos 5.000 militares vão reforçar a segurança nas bases aéreas do Galeão, Afonsos e Santa Cruz, no Rio, na Base Aérea de Guarulhos e no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

Mais de 50 equipes especializadas farão a escolta das autoridades que estarão no Rio de Janeiro para a conferência, com 426 batedores.


Brasil vai trazer delegações de dez países da África e do Caribe para Rio+20




O governo brasileiro vai trazer delegações de dez países da África e do Caribe para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a RIO+20. A operação está sendo preparada pelo Ministério de Relações Exteriores, junto com o Ministério da Defesa e a Empresa Brasileira de Aeronáutica, e contará com dois aviões Legacy da FAB (Força Aérea Brasileira), mais um Legacy e um Embraer 190, com capacidade para cem passageiros, cedidos pela empresa brasileira.

Os voos que trarão as delegações estrangeiras vão partir do Brasil e dos Estados Unidos. De acordo com o Ministério da Defesa, a estimativa é transportar 66 participantes – número que poderá aumentar de acordo com a demanda – dos seguintes países: São Tomé e Príncipe, Malawi, Serra Leoa, Libéria, Cabo Verde, Barbados, Granada, Antígua e Barbuda, São Cristóvão e Neves e Dominica. A população desses quatro últimos é inferior a 100 mil habitantes, menor do que a de cerca de 300 municípios brasileiros.

A cúpula dos chefes de Estado e de Governo começa no dia 18. No dia 19 deste mês, será feita uma demonstração do uso de biocombustível à base de cana-de-açúcar para motores de aeronaves em um Embraer 195.

 A Rio+20 ocorrerá no período de 13 a 23 de junho e representantes de 102 países já confirmaram presença. Segundo o Ministério da Defesa, o esquema de segurança para a conferência contará com 15 mil militares trabalhando diretamente nos pontos do evento e mais 5.000 fazendo o reforço das bases aéreas do Galeão, Afonsos e Santa Cruz, no Rio.

Alguns homens também reforçarão a segurança na Base Aérea de Guarulhos, em São Paulo, e no Aeroporto de Viracopos, em Campinas.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails