Não há sobreviventes em acidente na Nigéria

Oficiais afirmam que os mais de 150 a bordo da aeronave morreram.  Avião chocou-se contra um prédio em Lagos neste domingo.

 

Não houve sobreviventes entre as mais de 150 pessoas que estavam a bordo do avião nigeriano que se chocou contra um prédio neste domingo (3) na cidade de Lagos, disseram autoridades locais.

O diretor do serviço de aviação civil do país, Harold Demuren, afirmou à agência AFP que todos os ocupantes da aeronave estão mortos.

Um oficial da agência nacional de gerenciamento de emergências da Nigéria também confirmou a informação à agência Reuters.

Autoridades locais disseram ainda que o acidente envolveu uma aeronave da companhia Dana Air, que fazia a rota entre a capital do país, Abuja, e Lagos.


"Era um avião da companhia Dana que vinha da capital, Abuja, para Lagos com 153 passageiros a bordo", disse  Demuren. O site da Dana informa que a companhia opera um Boeing MD-83 em viagens  na região do acidente.

 Segundo o porta-voz da Polícia do estado de Lagos, Joseph Jaiyeoba, o avião caiu no bairro de Iju, no norte da cidade de cerca de 8 milhões de habitantes. Moradores da área disseram que ouviram um forte barulho e viram fumaça. Em seguida, caminhões de bombeiros e ambulâncias começaram a passar em alta velocidade rumo ao local do acidente.

"Nós ouvimos uma grande explosão, e inicialmente pensamos que fosse um botijão de gás", disse Timothy Akinyela, 50, um jornalista local que estava assistindo a um jogo de futebol com amigos num bar próximo do local do acidente. "Depois, houve diversas explosões e todo mundo saiu correndo. Foi assustador. Houve confusão e gritaria", continuou Akinyela.


Moradores locais ouvidos pela AFP disseram que o avião, que voava em baixa altitude e fazendo um barulho ensurdecedor, bateu contra um prédio de dois andares. A aeronave "voou muito baixo durante cinco minutos, com um ruído infernal, e atingiu uma área residencial", disse uma testemunha. Outros habitantes contaram que o avião caiu com a parte dianteira voltada para baixo. Em seguida, diversas casas, prédios e veículos pegaram fogo.

"Posso confirmar que que um de nossos aviões caiu hoje na periferia de Lagos", disse à AFP um porta-voz da Dana Air, Tony Usidamen. "Perdemos o contato com o avião. Vamos publicar um comunicado", continuou.

 Moradores do local do acidente sobem numa das asas do avião que caiu em Lagos (Foto: Sunday Alamba/AP)

Trata-se do segundo acidente de um avião nigeriano em menos de 24 horas. No sábado, uma aeronave de carga da Allied Air saiu da pista ao tentar aterrissar em Acra (Gana) e se chocou contra um ônibus, causando dez mortes.

Desde 1992, quando um avião militar nigeriano caiu perto de Lagos, causando a morte de 158 pessoas, o país sofreu seis catástrofes aéreas que deixaram entre 100 e 150 mortos. Entre outubro de 2005 e outubro de 2006, caíram no país três aeronaves que faziam voos domésticos, provocando a morte de ao menos 320 pessoas.

 Nigerianos tentam apagar incêndio em local onde ocorreu acidente aéreo (Foto: Akintunde Akinleye/Reuters)


Presidente nigeriano decreta três dias de luto por queda de avião


 Pessoas se deseparam nas imediações do local em que um avião  chocou-se contra um prédio na Nigéria (Foto: Reuters)

O presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, decretou três dias de luto nacional após o acidente, neste domingo (3), em que um avião transportando mais de 150 passageiros chocou-se contra um prédio num bairro popular de Lagos, cidade considerada a capital econômica nigeriana.

O presidente Jonathan "decretou um período de luto nacional de três dias para todos aqueles que perderam a vida na queda do avião da [companhia aérea/ Dana em Lagos", indica um comunicado da Presidência.

O chefe de Estado, que "cancelou todos os seus compromissos públicos previstos" para esta segunda-feira (4), ordenou "uma investigação completa" sobre o acidente, acrescenta o texto. O presidente Jonathan "também ordenou que a bandeira nigeriana fique a meio mastro" durante o período de luto, prossegue o comunicado.

Pouco antes das 17h de Brasília, o serviço de aviação civil local indicou que não foram encontrados sobreviventes. As causas da queda da aeronave, que atingiu em cheio um prédio de dois andares antes de se despedaçar entre as residências, ainda não foram reveladas.
Fontes: G1 - REUTERS - AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails