Abortada a missão da SpaceX

Falcon 9 não foi ao espaço por problema de pressão elevada em motor. Nova tentativa de lançar foguete deve acontecer em 22 de maio.


  Ilustração mostra como seria acoplagem da Dragon na ISS (Foto: Space X)

A agência espacial americana (Nasa) deu explicações, em uma coletiva de imprensa às 7h30 (horário de Brasília), a respeito da abortagemdamissão daSpceX. Gwynn Shotwell, presidente da SpaceX, empresa responsável pela missão, afirmou que o caso "não é um fracasso. Abortamos com um propósito".

Segundo ela, um problema de elevada pressão no motor 5 do foguete Falcon 9 foi a causa do cancelamento da missão no último segundo, que ocorreu em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos. "Temos que fazer o lançamento com todos os nove motores funcionando, por isso a decisão de abortar. Não podemos culpar nossos homens por essa", afirmou. A nave levaria a cápsula não-tripulada Dragon, carregando cerca de 500 quilos de suprimentos.

"O que vamos fazer agora é manter a área com segurança", explicou. "Estaremos lá procurando o que houve de problemas e faremos uma declaração oficial em breve". Shotwell disse também que "é possível reparar o problema" e que Falcon 9 deve ser lançado no dia 22 de maio. "Faremos uma inspeção visual e abriremos o foguete caso necessário".]

A SpaceX recebeu US$ 1,6 bilhão da agência espacial americana  para fazer 12 voos de reabastecimento da ISS, após a aposentadoria dos ônibus espaciais no ano passado. Este voo, por ser um teste, não conta como um deles.

Outra empresa contratada para o mesmo serviço, a Orbital Technologies, ainda não colocou uma nave em órbita.

O desafio é grande e a Nasa já adiantou que mesmo que algo dê errado, o projeto vai continuar. No material de divulgação à imprensa, a própria SpaceX se dizia preparada para problemas. “Se algum aspecto da missão não tiver sucesso, a SpaceX vai aprender com a experiência e tentar de novo.”

Se a missão conseguir superar esses desafios, os voos robóticos de reabastecimento da estação podem começar a virar rotina. E mais: tanto o Falcon 9 quando a Dragon foram projetados para carregar astronautas.
Caso a empresa consiga provar que consegue voar com segurança, os americanos – que estão sem naves próprias desde a aposentadoria de Discovery, Endeavour e Atlantis – finalmente poderão voltar ao espaço por conta própria.

Fontes: G1 - NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails