Avião cai sobre plateia em show aéreo em Nevada

Três pessoas morreram e pelo menos 56 ficaram feridas; destroços da aeronave mutilaram pessoas


Três pessoas morreram e pelo menos 56 ficaram na queda de um avião de acrobacias em um show aéreo em Reno, no Estado de Nevada, nos EUA, na tarde de sexta-feira,16. A aeronave, um monomotor P-51 Mustang semelhante aos usados na Segunda Guerra Mundial, caiu em cima de espectadores.

O avião era pilotado por Jimmy Leeward, de 80 anos, segundo o porta-voz do show aéreo. Leeward era proprietário de uma equipe aérea e, segundo seu site, havia participado de mais de 120 corridas e trabalhado como dublê em vários filmes.

Vários corpos ensanguentados ficaram espalhados pelo lugar, enquanto outras pessoas tratavam de ajudar as vítimas e algumas ambulâncias chegavam. Maureen Higgins, do Alabama, disse que o piloto fazia sua terceira volta quando perdeu o controle da aeronave. Ela estava sentada a cerca de 30 metros de onde o avião caiu e ficou horrorizada quando o homem na sua frente começou a sangrar, ao ser atingido na cabeça por um fragmento da aeronave.

"Vi membros de alguns corpos e tanto sangue que não acreditariam. Vi um braço e uma perna", disse Higgins. "As pessoas vivas tinham perdido membros. Foi algo incrivelmente sangrento".

Stephanie Kruse, porta-voz do Serviço Médico de Emergências regional, disse que os veículos de resgate encaminharam 56 feridos a três hospitais. Ele acrescentou que muitas vítimas haviam sido socorridas por veículos particulares e não estavam incluídas na contagem de feridos. Dos 56 feridos, 15 estão em estado crítico, 13 com graves problemas que colocam suas vidas em risco e 38 sofreram lesões leves.

Piloto experiente

Mike Houghton, presidente da empresa responsável pela National Championship Air Races, disse que o piloto Jimmy Leeward, de 80 anos, natural de Ocala, no estado da Flórida, morreu no acidente.

Ele era o dono do avião, um caça P-51 Mustang, do tempo da Segunda Guerra Mundial.

Leeward, segundo o empresário, era um piloto experiente, que trabalhou como de dublê em filmes de ficção como "Amélia". Ele voava desde 1975.

Jimmy Leeward ao lado do avião com que se acidentou, em foto de 15 de setembro de 2010 (Foto: AP)

Kathy Carter, porta-voz do Renown Medical Center, confirmou outras duas mortes no acidente, mas não identificou as vítimas.

Stephanie Kruse, porta-voz do pronto-socorro regional, disse que há 56 pessoas feridas em hospitais -15 delas criticamente e 13 gravemente. Muitos feridos mais leves foram retirados do local em carros particulares, segundo ela.

Autoridades da FAA, agência federal de aviação dos EUA, já estavam no local para averiguar as causas do acidente.

Feridos são resgatados após o acidente aéreo desta sexta-feira (16) em Reno, Nevadaa (Foto: AP)

Segurança questionada

O público foi orientado a deixar o local, e as corridas do fim de semana foram canceladas.

As corridas do gênero acontecem sempre em setembro e atraem grande atenção do público. A segurança dos voos já foi questionada, e quatro pilotos morreram entre 2007 e 2008.

Autoridades escolares chegaram a sugerir que a presença de crianças nas corridas fosse proibida.

A competição é como uma corrida de carros no céu, disputada em circuitos ovais. Os pilotos chegam a dar rasantes a 15 metros do solo e atingem velocidades de até 220 quilômetros por hora.








Fontes: Agência ESTADO - Agências - G1 - CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails