Aeroporto de Curitiba fechará para reformas em horários especiais

Obras começam à 0h15 de segunda-feira (19), e vão até abril de 2012.'O objetivo principal é manter a pista segura', afirmou superintendente.

Afonso Pena terá pista reformada (Foto:Reprodução RPC TV)

A partir da 0h15 da próxima segunda-feira (19) as pistas do Aeroporto Internacional Afonso Pena fecharão em horários específicos para pousos e decolagens. De segunda a sexta-feira, da 0h15 às 06h15, e das 20h15 de sábado às 12h15 de domingo, serão feitas reformas na estrutura do terminal. A previsão é de que o funcionamento volte ao normal em abril de 2012.

O aeroporto receberá serviços de recapeamento em toda a extensão da pista, que tem 2.215 metros. Haverá implantação de grooving (ranhuras que melhoram a aderência), troca das luzes do centro, além da preparação para instalação e operação do ILS (Instrumento de Navegação Aérea) Categoria III. O aparelho tem previsão para estar instalado até dezembro de 2013, e deverá possibilitar pousos e decolagens em condições meteorológicas rigorosas, como nevoeiros e chuvas fortes.

“O objetivo principal é manter a pista segura”, afirmou ao G1 o superintendente do Afonso Pena, Antônio Pallu. Segundo o superintendente, as empresas aéreas devem apresentar até sexta-feira (16) uma estimativa de quantos voos serão cancelados, bem como o planejamento para realocar outros.

Madrugada

Pallu explicou que o período da madrugada foi escolhido em consenso entre a Infraero e as companhias aéreas. “Basicamente não afeta a operação regular do aeroporto. O impacto é bem menor”, justificou o superintendente. Ele também afirmou que são poucos os voos de passageiros neste período, sendo a maioria destinada à aviação de carga.

Questionado sobre alternativas aos usuários habituais do aeroporto nestes horários, Pallu respondeu que dependerá da disponibilidade de outros terminais da região, bem como da adequação das empresas. “Elas (as companhias) estão fazendo alterações das ofertas neste período”. Ele recomenda que os clientes procurem diretamente as empresas para verificar situações específicas.

Interrupções

De acordo com o superintendente, as obras deverão ser interrompidas em datas de maior movimento. “Temos algumas janelas, como o feriado de 15 de novembro e o período do final de ano, que é alta temporada entre o Natal e o Ano Novo”, explicou Pallu. No feriado do dia 15 de novembro também deve haver paralisação nas obras.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails