O uso de drones está decepando as lideranças terroristas da al-Qaeda.

O estrago causado pelos drones



O uso persistente e crescente de ataques por drones, pelos Estados Unidos, contra suspeitos de terrorismo em áreas remotas do Paquistão, continua anti-popular naquele país. Os ataques com a utlização de drones incitam a fúria popular , até mais que a eliminação de Bin Laden. Os paquistaneses vêem sua soberania nacional violada repetidamente e civis sem sorte acabam morrendo neste processo. O governo paquistanês, embora permitindo o uso de drones, vez ou outra faz condenações públicas deste tipo de ação. Diplomatas americanos, costumam negar que exista tal operação, mas ela é de conhecimento público.

A persistência americana no uso dos drones tem seu motivo: eles funcionam muito bem e cumprem as missões. No dia 3 passado, um drone matou Ilyas Kashmiri, um importante líder da al-Qaeda e vários de seus homens, enquanto tomavam chá em um pomar no sul do Wazaristão. Os governos dos EUA e Paquistão, ainda não confirmaram a morte de Kashimri. A morte dele ja fora atribuída a um ataque de um drone americano em setembro de 2009,e logo depois ele reapareceu vivo ao estilo de Lázaro, concedendo uma entrevista ao jornalista paquistanês, Saleem Shahzad, ( que em uma coincidência trágica, foi morto dias atrás). A morte de Kashmiri, caso confirmada, significaria que os americanos deram outro duro golpe contra a al-Queda.


A lenda de Ilyas Kashmiri fora cuidadosamente cultivada. Ele usava óculos escuros elegantes e dizem que mudava a cor de sua barba, de branco, para vermelho ou preto, como parte de um disfarce. Assim como Bin Laden, ele também, tomava medidas para criar uma imagem pública que lhe fosse favorável e assim fortalecer sua posição pessoal perante outros militantes e apoiadores espalhados pelo mundo.Treinado pelo Diretorado de Inteligência Inter Serviços do Paquistão,o ISI, ele foi logo empregado no combate aos soviéticos no Afeganistão nos anos 80s, (onde ele perdeu um olho) e então nos anos 90s, foi encorajado a atacar alvos indianos, especialmente, em sua região natal, a Cashemira. Ele formou um grupo de militantes chamado Brigada 313, que se tornou famosa no Paquistão por sua habilidade em criar problermas para as forças militares indianas. Bruce Rieder que assessora o govenro americano no Paquistão, sugere que Kashmiri era considerado um ´´ herói do ISI´´, já pelos idos do ano 2000, especialmente quando segundo afirmam, ele teria invadido a sede do orgão, segurando a cabeça decepada de um soldado indiano.


Depois do 11 de setembro, contudo, após o governo do Paquistão se aliar ao governo americano em sua luta anti-terrorista contra a al-Qaeda, Kashmiri e seus miltantes acabaram se separando. Nos últimos 10 anos,o nome dele foi envolvido em muitos rumores, entre os quais, que teria feito ataques contra alvos estratégicos do governo paquistanês.Um relatório da ONU chegou a sugerir que ele teria sido o idealizador do assassinato de Benazir Bhutto, ex primeira-ministra, em 2007. Sabe-se que ele tentou assassinar o General Pervez Musharraf, ao menos duas vezes, anos atrás. Fontes dizem que é quase certo que ele tenha tido algum papel no devastador ataque a uma base naval paquistanesa, em maio passado. No atentado, morreram 10 pessoas e cre-se que houve envolvimento interno na ação. O efeito do ataque, especialmente, considerando-se o uso contínuo de drones pelos EUA, afora o ataque americano a Bin Laden, em uma cidade militar, acabou por humilhar ainda mais os militares paquistaneses.

A importância de Kashmiri, neste momento, nunca será conhecida efetivamente. Os amricanos o consideravam um importante líder terrorista, juntamente com Ayman al-Zawahari, por exemplo. Ambos, foram apontados como potenciais sucessores de Bin Laden, dentro da organização al-Qaeda. O nome de Kashmiri havia ganhado proerminência, recentemente, em função do julgamento de um cidadão americano acusado de prestar apoio aos terroristas baseados no Paquistão , os quais atacaram Mumbai, em 2008, matando 170 pessoas. Kashmiri era considerado o homem por de trás de David Headly, um americano de origem paquistanesa que ajudou a preparar os ataques a Mumbai e que planejava fazer algo parecido em Copenhagen, Dinamarca. Fontes informaram que Kashimiri estava recrutando jihadistas para executar ataques em nome da al-Qaeda, contra a cidade de Westemers.

Entretanto, por ser um asiático, ao invés de um árabe, não está claro quanta influência Kashmiri teria sobre os outros líderes da al-Qaeda, e nem quão forte sua influência poderia crescer fora de sua região natal. Ele temia por sua vida, principalmente após os americanos conseguirem muitos dados novos de Inteligência, obtidos no esconderijo de Bin Laden, em Abbottabad. Dias atrás ele havia acabado de chegar ao Waziristão do Sul, após deixar uma região mais ao norte do país.

Outros líderes da militãncia, também devem estar nervosos com este ataque americano, e com toda a razão. A eliminação de Kashimiri, poderia ser um sinal que os americanos estão a fazer uso dos dados novos obtidos pela Inteligência, com respeito aos alvos ou então que o exército paquistanês (talvez ultrajado pelo ataque a Karachi), e ainda sob pressão americana e ameaças de iniciar uma ação militar no norte do país, esteja cooperando mais estreitamente com os EUA. De qualquer forma, a utilização de drones vai continuar, mesmo sendo impopular no Paquistão.

Fonte: THE ECONOMIST
Tradução: AIRKRANE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails