Nuvem de cinzas de vulcão ocupa 70% do RS

Voos são cancelados.

A nuvem de cinzas decorrente do vulcão chileno Puyehue ocupa 70% do Rio Grande do Sul e todos os voos no Estado foram cancelados para pouso e decolagens.

A FAB (Força Aérea Brasileira) informou que, se mantidas as atuais condições meteorológicas, a nuvem poderá ingressar em Santa Catarina.

Segundo a FAB, desde a madrugada desta sexta-feira são coordenados desvios de rotas para as aeronaves que atravessem ou ingressem na camada de nuvens, que estaria até cerca de 7.000 metros de altitude.

Por conta disso, as companhias aéreas TAM, Gol e Azul anunciaram o cancelamento das viagens para os aeroportos gaúchos. A Gol também optou por suspender temporariamente as operações nos aeroportos de Florianópolis, Chapecó e Navegantes, em Santa Catarina.

Até as 7h40, a Infraero registrava o cancelamento dos sete voos programados para pousar no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Também foram cancelados 18 das 19 partidas previstas. Já no aeroporto internacional de Florianópolis (SC) não houve nenhuma partida ou chegada até o horário.

No aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, foram canceladas quatro partidas, sendo três para Buenos Aires e uma para Lima, no Peru.

O monitoramento da região é feito pelo CGNA (Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea) com informações do Volcanic Ash Advisory Centres da Argentina.

Bagé

Moradores da cidade de Bagé (384 km de Porto Alegre), no sul do Rio Grande do Sul, afirmam ter visto uma camada fina de cinzas do vulcão chileno Puyehue sobre os carros na manhã desta sexta-feira. Segundo o instituto de meteorologia MetSul, com sede no Estado, esse é o primeiro registro de precipitação de cinzas vulcânicas no RS desde 1993 (na erupção do vulcão Láscar, no Chile).

A funcionária da Prefeitura da Bagé Giovana Pereira, 25, conta que levou um susto quando viu a camada de poeira sobre o parabrisa de seu carro pela manhã. "Meu parabrisa estava totalmente coberto por cinzas. O aspecto era diferente do pó de terra", afirma. Ela conta que teve que lavar o parabrisa porque as cinzas dificultavam a visibilidade.

A nuvem de cinzas chegou a Bagé na tarde de quinta-feira (9), de acordo com informações do CGNA (Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea), da Força Aérea Brasileira. O centro monitora o avanço da nuvem com base em informações da Volcanic Ash Advisory Centres, da Argentina.

A camada de cinzas, que está a uma altitude de 1,5 km a 7,5 km do solo, chegou a atingir 70% do RS e as cidades de Florianópolis (SC) e Curitiba (PR) na manhã desta sexta, segundo o CGNA. De acordo com o último boletim divulgado pelo centro, as cinzas começam a se dissipar, mas ainda estão concentradas no RS.

VULCÃO

Pelo segundo dia seguido, Buenos Aires (Argentina) amanheceu com o céu tomado pelas cinzas do vulcão. Os aeroportos de Ezeiza (na região metropolitana da capital) e Aeroparque (na região central) continuam fora de operação. Desde a madrugada de ontem todas as decolagens e partidas estão canceladas.

A previsão do serviço nacional de meteorologia é que a nuvem de cinza permaneça no céu de Buenos Aires à tarde, com uma melhora no tempo somente à noite.

Ontem (9) os aeroportos da capital argentina ficaram fechados durante todo o dia. Mais de 300 partidas e decolagens foram canceladas, afetando voos também no Brasil, Chile e Paraguai. O aeroporto de Montevidéu, que ficou fechado durante todo o dia de ontem, também está sem operar nesta sexta-feira.

A cinzas do Puyehue já havia afetado a região na última terça-feira. O vulcão, no sul do Chile, entrou em erupção no sábado, a maior desde 1960.

Quase uma semana depois, as autoridades chilenas mantêm o alerta vermelho para a ocorrência de novas erupções. O vulcão ainda segue ativo.

O Serviço Nacional de Geologia e Mineração do Chile emitiu comunicado sobre a situação. "[O vulcão] segue registrando um sinal contínuo de tremor associado ao processo de desgasificação, com a saída de material até a superfície, o que é observado de forma permanente desde o início do processo eruptivo".

Ainda segundo o órgão, a "atividade sísmica mostrou um leve aumento", registrando ocorrências como tremores e leves explosões.

Cias aéreas nacionais cancelam voos

A companhia aérea TAM anunciou nesta quinta-feira que também optou por cancelar todos os voos com destino e origem de Porto Alegre até sexta de manhã, por causa do avanço das cinzas do vulcão chileno Puyehue sobre o espaço aéreo do Rio Grande do Sul.



Fonte: FOLHA DE S PAULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails