A320 envolvido no incidente do Rio Hudson segue para museu aeronáutico

O Airbus A320 da US Airways que pousou no Rio Hudson, em Nova York, em janeiro de 2009, Inicia sua longa viagem a um museu aeronáutico na Carolina do Norte.

Desta vez , a travessia do rio foi mais lenta e bem mais seca...


Airbus A320 da US Airways, sendo transportado ao seu destino final. Na foto, o comboio passando em frente ao prédio da prefeitura de NewArk, Nova Jersey, neste sábado/ Foto: Bill Kostroun/ AP

O avião da US Airways, cujo pouso em segurança no Rio Hudson, cativou o mundo em 2009, foi retirado de um hangar e após cruzar o Rio Passaic, a bordo de uma carreta, neste sábado pela manhã, começou sua última viagem a um museu aeronaútico na Carolina do Norte. Lá, será uma peça importante da história da aviação americana.

Acompanhado de um combio de viaturas policiais e equipes de filmagem, o A320, deixou o hangar J Supor and Sons, onde ele estava desde janeiro de 2009. O incidente, tornou o capitão Chesley Sullenberger, um herói nacional.


O Relato

O voo 1549 da US Airways, originado em Nova York e com destino à Charlotte em 15 de janeiro de 2009, assim que decolou foi atingido por um bando de gansos selvagens e ambas as turbinas perderam potência. Sullenberger, cogitou desviar a aeronave para um pouso de emergência em Teterboro, em Nova Jersey, mas percebeu rapidamente que seria arriscado demais e então decidiu tentar o pouso no gélido Rio Hudson.

Em poucos minutos após o pouso de emergência, embarcações de resgate e ferry-boats, chegaram ao local e conseguiram resgatar todos os 155 passsageiros e os tripulantes. Fotografias mostraram os passageiros sobre as asas do avião, alinhados, esperando o resgate enquanto o avião submergia lentamente.


Destino Final

A viagem final à Charlotte, Carolina do Norte, com destino ao Carolinas Aviation Museum, levará uma semana. O jato com quase 37 metros de comprimento, será transportado por estradas secundárias para evitar obstáculos instransponíveis. As asas foram transportadas separadamente. Quatro horas após o início da viagem, o comboio conduzindo a aeronave havia percorrido pouco mais de 40 km.

Passageiros do voo 1549, aguardam resgate sobre as asas do A320 da US Airways- 15/01/2009 / Steven Day AP.

Sullenberger foi convidado para discursar no museu em 17 de junho, após a chegada do avião. Outros membros da tripulação do voo 1549, também são esperados e acredita-se que muitos passageiros daquele voo memorável visitarão o museu ao longo dos próximos meses.

Em uma tour pela cabine do jato, em março,foram vistos alimentos ainda estocados em seus slots nas galleys, contudo, dias depois foram removidos. O cockpit, porém, foi preservado , na medida do possível, como estava no dia do último voo.



Fontes: CBS NEWS - AP
Tradução: AIRKRANE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails