Operação contra Bin Laden, revela existência de helicóptero secreto.

O Blackhawk destruído pelos SEAL`s durante o ataque a Bin Laden seria um exemplar secreto com capacidade stealth

Engenheiros aeronáuticos militares, por décadas, têm tentando produzir um helicóptero, silencioso o bastante, para sobrevoar por detrás das linhas inimigas, sem ser detectado. Até a queda e destruição de um dos helicópteros utilizados na ação contra Bin Laden, pensava-se que tal helicóptero não existisse, mas quando um helicóptero americano foi destruído no quintal do bunker de Osama Bin Laden, lá ficou não apenas uma pilha de destroços queimados, e sim uma forte evidência que seria um helicóptero secreto com capacidade stealth.

A luta para se conseguir criar um helicóptero que pudesse penetrar as linhas inimigas sem ser ouvido ou detectado pelo radar , sempre foi o Santo Graal da aviação militar, por muitas décadas e até a semana passada ninguém achava que tal máquina existisse.

Experts em aviação estão convencidos que o Pentágono possa ter desenvolvido tal aeronave. Eles afirmam que o ato radical de destruir o helicóptero que se acidentou durante a operação contra Bin Laden, expõe uma tentativa radical em proteger a tecnologia embarcada presente no helicóptero destruído.

Uma  parte do helicóptero sobreviveu intacta à destruição e fotos não deixam dúvidas nas mentes dos analistas. Para eles, os EUA modificaram um MH60 Black Hawk e o transformaram em um tipo de helicóptero stealth supersecreto.

As fotos mostram dispositivos nunca antes vistos em helicópteros. Leon E. Panetta, Diretor da CIA, declarou que os helicópteros utilizados na operação eram do modelo Black Hawk e ele reconheceu que um deles teve que ser destruído.


Tecnologia Stealth

Parte do helicóptero que devido algum defeito, foi destruído durante o ataque ao bunker de Osama Bin Laden . Experts acreditam que o helicóptero destruídotinha capacidade stealth./ Reuters.

Enquanto os aviões Stealth são projetados para não ser detectados pelos radares, os helicópteros Stealth seriam construídos para ser silenciosos. Alguns experts concluiram que os militares e a CIA podem ter conseguido a façanha de criar um helicóptero com a capacidade stealth, e com baixa emissão de ruídos. Perguntando sobre a possibilidade, o Major Wes Ticer, porta-voz do Comando de Operações Especiais do Pentágono, preferiu não emitir comentários.

Analistas da indústria aeroespacial afirmam que a seção da cauda que sobreviveu à destruição, não se assemelha em nada à seção padrão de um helicóptero Black Hawk, produzido pela Sikorsky Aircraft. Digno de nota  observar que o rotor de cauda é parcialmente coberto por uma capa protetora , possivelmente, algum sistema de supressão de ruídos.

" O que vemos aqu, é um tipo de design inteiramente diferente daqueles normalmente utilizados em rotores," comentou Loren Thompson, analista de políticas de defesa do Lexington Institute, em Arlington, Virginia, EUA. " Parece que os militares avançaram muito em reduzir as assinaturas de radar e acústicas do helicóptero." Na verdade, a aparência da seção da cauda, sugere que outras modificações foram feitas abrangendo, talvez, até mesmo o rotor principal.

Farhan Gandhi, engenheiro aeronáutico e professor na Pennsylvania State University e vice diretor da Penn State Vertical Lift Research Center of Excellence, declarou que avanços tremendos foram obtidos na redução de ruídos de helicópteros nos últimos anos. " Nunca teremos helicópteros com zero ruído , mas há a possibilidade de torná-los muito mais silenciosos", declarou ainda Gandhi.

Para obter-se a redução de ruídos, os rotores devem operar em velocidades menores. Programas de computação avançada pemitiram aos engenheiros, refinar os desenhos dos rotores.

" Embora a tecnologia tenha sido testada em laboratório e até mesmo em alguns voos de teste, ela não estaria em uso em nenhum helicóptero militar, ao menos até onde sabemos," afirma Gandhi.

Jeff Eldredge, professor de engenharia aeroespacial na Universidade da Califórnia, (UCLA), e expert em acústica, diz que suprimir ruídos dos helicópteros é algo extremamente complexo e requer muitas soluções tecnológicas diferentes para seu controle. Segundo ele, a idéia de um helicóptero stealth é fantasiosa, pois seria improvável que não se possa ouvir a aproximação de um helicóptero. Contudo, alguma redução na assinatura de ruído poderia trazer alguma vantagem tática.


Helicópteros Silenciosos

A idéia de um helicóptero com baixas assinaturas de ruído, não é nova. Durante a Guerra do Vietnã, o exército dos EUA e a CIA desenvolveram o que poderia ser considerado um helicóptero stealth, apelidado de "the Quiet One," Foi projetado plea extinta Hughes Aircraft Co., em Playa Vista.

Nos anos 80, o Pentágono trabalhava no desenvolvimento secreto de um helicóptero stealth, ao mesmo tempo que desenvolvia o caça stealth F-117 Nighthawk e o bombardeiro stealth B-2 Spirit, comenta , John Pike, direitor da GlobalSecurity.org, um website de pesquisas de políticas militares.



O exército também tentou desenvolver um helicóptero stealth, apelidaod de Comanche. Mass o programa foi cancelado em 2004, após os custos ultrapassarem em muito o previsto. Ninguém sabe quem teria trabalhado nas modificações do Black Hawk empregado pelas forças especiais ous e existiriam muitos deles. Contudo, ao menos um pode ter sido destruído.

O Pentágono declarou que o helicóptero teria experimentado uma falha mecãnica. Um oficial militar , falando sob condição de anonimato , devido não ter autorização para comentar o incidente, disse que o helicóptero não podia decolar devido a altura dos muros no complexo onde se escondia Bin Laden.

Talvez este problema tenha sido causado pelas modificações fetias na aeronave, Pike, arreisca dizer que a aerondinâmica pode ter sido comprometida em função das mudanças para torná-lo stealth.

Os destroços, alguns deles levados pelos militares pasquitaneses, levataram preocupações que alguma tecnologia sensível possa ser revelada a outros países. Este ano, a CHina anunciou ter desenvolvido e construído um caça stealth , chamado Chengdu J-20. Militares americanos acreditam que os chineses tenham botido a tecnologia, por meio de engenharia rteversa, tornada possível pelo estudo dos destroços de um F-117 Nighthawk, que foi derrubado sobre a Sérvia em 1999, durante a Guerra do Kossovo. Rumores dão conta que agentes chineses teriam comprado dos fazendeiros locais, partes do avião.

O F-117 utiliza pinturas especiais de alta tecnologia que agem como uma esponja que absorvem as ondas de radar conforme elas atingem a carcaça do avião.

Existem temores que a tecnologia possa cair em mãos erradas, mas Gandhi, afirma que não se trata apenas de reunir pedaços do helicóptero e juntá-los, pois trata-se de uma tecnologia muito complexa.


Fonte: W.J. Hennigan and Ralph Vartabedian / Los Angeles Times
Tradução e edição: AIRKRANE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails