Força aérea americana suspende voos de todos os F-22 Raptors

Vários modelos de caças podem estar com problemas relacionadosa à geração de oxigênio a bordo.

Pilotos americanos observam um F-22 taxiando em direção à área de reabastecimento da base aérea de Kadena, Japão/ Foto: Airman 1st Class Maeson L. Elleman / U.S. Air Force

Desde novembro passado, a força aérea americana vem investigando os sistemas de geração de oxigênio a bordo dos caças F-35 Lightning II Joint Strike Fighter (JSF) e em outros caças táticos e treinadores.

A força aérea resolveu paralisar as operações dos F-22s, após uma série de incidentes relacionados à hipoxia.

Nenhum outro modelo de aeronave teve a suspensão das operações, contudo, uma investigação pararela nos sistemas de geração de oxigênio, está sendo executada em todos os aviões dos modelos A-10; F15E; F-16; F-35;e T-6. A informação foi divulgada pela capitã Jennifer Ferrau, porta-voz do Comando de Combate Aéreo (ACC), orgão responsável pelo treinamento e fornecimento de equipamentos embarcados às forças de combate.

Equipamentos tais como os geradores de oxigênio (OBOGS), são padronizados para uso em vários tipos de aeronaves, informou Hans Weber, que já fez parte do Comitê de Engenharia e Desenvolvimento da FAA e atual presidente da Tecop International, uma consultoria baseada em San Diego, na Califórnia.


" É um grande problema se você esta a grande altitude e de repente fica sem oxigênio," afirmou Weber. " A 50,000 pés , o ser humano tem menos de 10 segundos de consciência," afirmou.

O General William Fraser, comandante do ACC, ordenou a paralisação das operações de todos os 158 F-22s, no dia 3 de maio, informou Ferrau. Ainda não se sabe por quanto tempo durará a medida, nem a exata natureza do problema, segundo a porta-voz .


" Ainda estamos trabalhando na identificação da exata natureza do problema. É prematuro culpar o sistema OBOGS pelos incidentes recentes. A segurança de nossas tripulações é de suma importância e levaremos o tempo que for necessário até que tenhamos completado as investigações e identificado o problema."

O sistema embarcado de geração de oxigênio (OBOGS), apresenta problemas e ´´sola´´ todos oSs F-22 (Fhoto / U.S. Air Force)

Durante a semana passada, novos incidentes relacionados a hipoxia, ocorreram a bordo dos F-22s, o que levou o Comando a ´´ solar´´ os F-22s. Inclusive, foi criada uma comissão para investigar os incidentes que até agora já chegam a 14 ocorrêrncias.

Fontes da força aérea americana informaram que se começou a suspeitar do mau funcionamento do sistema OBOGS, em novembro de 2010, após um acidente naquele mês, próximo à base Joint Base Elmendorf-Richardson, no Alasca. No acidente, faleceu o Capitão Jeff Haney do 525º Esquadrão de Caça. Apesar do mau funcionamento do sistema OBOGS, a força aérea nãovai oficialmente relacionar o acidente ao problema.

" Não seria apropriado comentar sobre o acidente no Alasca, já que as investigações das causas do acidente, ainda não foram concluídas," declarou Ferrau.

A Lockheed Martin, fabricante do caça F-22 Raptor, enviou uma equipe composta de 5 engenheiros para auxiliar a força aérea em analisar os problemas com o sistema OBOGS, informou Stephanie Stinn, porta-voz da companhia.

Fonte: DAVE MAJUMDAR / DefenseNews
Tradução e edição: AIRKRANE

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