Sikorsky ganha concorrência na Turquia

Sikorsky vai fornecer 109 helicópteros à Turquia

O ministro de defesa turco, Vecdi Gonul, informou que o modeloT-70 Black Hawk, da Sikorsky, foi escolhido como o vencedor da concorrência feita pelo governo turco, para a aquisição de helicópteros de emprego geral. No total, o projeto envolve a compra de 121 aeronaves.mas o anúncio citou 109.

Gonul anunciou a decisão após um encontro com o siubsecretário da indústria da defesa (SSM), na data de hoje, 21 de abril. O subsecretário havia conseguido barrar uma decisão, no mês passado,  alegando questões de preço.

O T-70 é um desenvolvimento do modelo S-70 Black Hawk e será produzido na Turquia, sob a égide de um acordo entre a Sikorsky e a Turkish Aerospace Industries. Negociações serão iniciadas em breve e um acordo será assinado antes do fim do ano.

De acordo com informações fornecidas por fontes da SSM, na Turquia serão produzidas as transmissões, trens de pouso, algumas partes do motor e aviônicos, incluindo-se o computador de controle de missão. A Turquia também terá o direito de vender o modelo a outros paises. A SSM prevê um mercado potencial para a venda de 600 aeronaves nos próximos 20  anos.

Espera-se que o programa de helicópteros de emprego geral,  implique na produção de 20 T-70s para as forças terrestres turcas; 11 para as forças especiais e 6 unidades para cada um dos orgãos citados a seguir: força aérea, marinha e sistemas de comando. Trinta unidades serão fornecidas à Gendarma,uma espécie de polícia federal uniformizada; 20 para a polícia e mais 20 para combate a incêndios em florestas.

Sikorsky da USAF

Duro golpe

A decisão turca constitui-se em um duro golpe para a AgustaWestland, que havia oferecido o modelo TUH-149, um desenvolvimento do modelo AW149.

O exército turco opera mais de 50 S-70 Black Hawks.

O contrato de fornecimento dos T-70s alcança a cifra de $ 3.5 bilhões de dólares.


Fonte: Tolga Ozbek/Flight International
Tradução e edição: AIRKRANE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails