China aprova compra de aviões da Embraer

Acordos foram fechados com companhias aéreas China Southern e Hebei. Empresa firmou acordo para produzir o Legacy 600 no país asiático.

A Embraer anunciou que vendeu 20 aviões do tipo E190 para a companhia China Southern e outros 15 aviões E190 à Hebei, coincidindo com a visita oficial realizada pela presidente Dilma Rousseff à China.

Em comunicado, a construtora aeronáutica brasileira informou que a CDB Leasing Co., Ltd (CLC) e a China Southern Airlines Co. confirmaram a compra de um segundo pacote de dez aviões E190, depois do primeiro pedido de dez aeronaves anunciado do início do ano. Além disso, também foi assinada uma carta de intenções para adquirir um terceiro lote de dez aparelhos do mesmo modelo, o que, caso seja confirmado, leva à venda um total de 30 aeronaves.

O montante da operação seria de US$ 1,25 bilhão, segundo o preço de referência, de cerca de US$ 43 milhões por aeronave.

Os 30 aviões serão operados pela China Southern Airlines, a maior companhia aérea do país e a terceira do mundo, que começará a recebê-los no segundo semestre do ano, informou a Embraer.


"Estamos satisfeitos por receber este novo pedido", disse Paulo César de Souza e Silva, vice-presidente executivo da Embraer para o mercado de aviação comercial. Ele considera que se trata de "uma confirmação da "qualidade de nossa aeronave", cuja frota chegará em breve a 100 unidades na China.

A empresa brasileira também anunciou a venda de outros dez E190 para a companhia aérea Hebei e a oferta de compra de outros cinco. A primeira entrega dos 10 aviões está programada para setembro de 2012.

Hebei é uma das companhias aéreas mais novas da China, criada em junho do ano passado. Atualmente, opera seis aeronaves, incluindo dois Embraer ERJ 145.

O E190 é o terceiro dos quatro aviões da família dos E-Jets, pelos quais a companhia tem cerca de 1 mil ordens firmes de compra e mais de 700 aparelhos no mundo todo.

Com estes novos pedidos, a Embraer tem 135 aeronaves no mercado chinês, incluindo 75 E190, 46 ERJ 145 e quatro aeronaves executivas.

Fabricação de Legacy na China

A Embraer anunciou ainda que fechou um acordo com a estatal Aviation Industries of China (Avic) para produzir o Legacy 600 da Embraer no país asiático, utilizando a infraestrutura, os recursos financeiros e a mão de obra da "joint venture" Harbin Embraer Aricraft Industry Company (HEAI), criada pelas duas empresas. "Nas próximas semanas, as empresas finalizarão os detalhes deste projeto e a formalização da documentação necessária", informou a empresa em comunicado.

Sem licença para fabricar outro modelo, mais competitivo, a fábrica corria o risco de ficar ociosa e fechar as portas.

A Embraer está presente na China desde o ano de 2000 e atualmente mais de 80 aviões
produzidos pela Empresa operam na região. A HEAI foi criada em janeiro de 2003 e já produziu e entregou 39 aeronaves ERJ 145 até o momento.

Fontes: Embraer - O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails