Aeroporto de Saint Louis reabre após tornado nos EUA

Ventos destruíram telhados, quebraram vidros e danificaram um avião

O aeroporto de Saint Louis, nos Estados Unidos, reabriu para alguns voos na noite deste sábado (22), após um tornado passar pela área, destruindo casas e carros e deixando a cidade americana sem eletricidade.

Autoridades fecharam o aeroporto internacional de Lambert-Saint Louis depois do tornado na última sexta-feira, que quebrou os vidros do terminal e deixou buracos no telhado, espalhando destroços e danificando ao menos um avião.

Mais de mil operários foram enviados para trabalhar no aeroporto e trazê-lo de volta à atividade. A energia foi restaurada no terminal e voos puderam novamente aterrissar no sábado à noite, disseram autoridades locais.

Esperava-se que o aeroporto fosse reaberto oficialmente no domingo e a partida de voos voltasse ao normal. Aproximadamente 70% das operações do aeroporto estão normalizadas.

O governador de Missouri, Jay Nixon, declarou estado de emergência e liberou recursos do Estado para ajudar na limpeza.

Ao menos 750 casas foram danificadas e quase 100 foram destruídas, disse Nixon. Houve feridos, mas nenhum morto até agora.

Autoridades locais disseram que 47 mil pessoas ficaram sem eletricidade depois da tempestade.

Como foi

Após tempestade, estacionamento do aeroporto ficou destruído/Jeff Roberson/AP

O aeroporto de St. Louis, no Estado do Missouri, nos Estados Unidos, foi fechado neste sábado (23) depois de uma violenta tempestade que criou um aparente tornado ter atingido a região, danificando edifícios do complexo e derrubando casas.

Vidros e outros entulhos carregados pelos ventos fizeram os viajantes correrem em busca de proteção no Aeroporto Lambert, mas houve poucos feridos, a maioria com problemas leves.

O meteorologista Bem Miller, do Serviço Nacional do Tempo, disse que há a suposição de que foi um tornado.

Os pousos foram desviados para Kansas City depois que o aeroporto de St. Louis foi fechado indefinidamente, de acordo com seu website.

Imagens de emissoras de televisão mostraram neste sábado funcionários e máquinas limpando escombros do telhado de um terminal, onde a tempestade deixou buracos.

Em alguns bairros da região de St. Louis, imensas regiões tiveram casas destruídas e carros virados de cabeça para baixo ou arremessados em gramados pela força da tempestade.

Um comunicado do aeroporto diz que "a cidade de St. Louis, o Condado de St. Louis e os municípios ao redor estão ativamente ajudando nos esforços de limpeza e revisão de segurança de todas as operações".

A tempestade atingiu a região antes das 18h da sexta-feira (22), no horário local, de acordo com autoridades do gerenciamento de emergências. Duas estradas estaduais foram fechadas devido aos escombros e cerca de 20 casas foram danificadas no Condado de St. Charles, a oeste do aeroporto.

Linhas de energia caíram no Condado de St. Louis e veículos que bloqueavam as ruas dificultaram o trabalho das equipes de emergência. Milhares de pessoas ficaram sem energia elétrica na noite de sexta-feira, de acordo com a empresa Ameren Missouri.

 


Fontes: R7 - Agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails