O Boeing 747-8 Intercontinental alça voo

O maior avião comercial em 95 anos de história da Boeing, o 747-8 Intercontinental, decolou para seu voo inaugural.

A aeronave, batizada de RC001, decolou da pista 34L, de Paine Field, aeroporto da Boeing, em Everett, Washignton, às 09:59,horário do Pacífico ou seja,13:59 no Brasil.

Pintado nas cores, vermelho, laranja, cinza e branco, e dotado de quatro turbinas GEnx-2B da General Electric,o avião alçou os céus, sob o controle do piloto chefe do projeto 747-8,Capitão Mark Feuerstein e do Capitão Paul Stemer.

O evento, dá início a um longo programa de voos de testes, que vai consumir 600 horas, antes da certificação do jato que foi projetado para transportar 467 passageiros em três classes.

O primeiro voo consumiu quatro horas de voo e terminou com um pouso no Boeing Field, em Seattle. O avião transportava inúmeros insturmentos, visando testar parãmetros e controle de voo; e inclusive a estabilidade durante o voo.

Um segundo protótopo, o RCO21,o qual será pintado nas cores da Lufthansa, cia que vai lançar o modelo, será utilizado para testes de interiores, incluindo as galleys, lavatórios; penetração de fumança e o sistema de controle ambiental.

A Boeing planeja iniciar as entregas do novo jato, no fim do ano; meta pretendida também para o início das entregas do 787 e do 747-8F.

O Boeing 747-8I, apresenta um desenho de asas super crítico; maior utilização de materiais compostos avançados; novas turbinas; novo flight deck atualizado; controles laterais fly-by-wire, dos ailerons e spoilers e poderá transportar 12% mais passageiros que seu antecessor,o Boeing 747-400ER. O peso máximo de decolagem atinge 442 toneladas métricas (975.000 libras) e o alcance será de 14.800 km (8.000 milhas naúticas).

Com 76.3 m de comprimento,o Boeing 747-8I, é avião de maior comprimento da história da aviação comercial, mas somente será certificado para transportar até 605 passageiros.em uma configuração de classe única.

Enquanto o design do 747 apresenta um deck superior parcial, o Airbus A380, com seu deck superior por toda a extensão da fuselagem, pode assim transportar 853 passageiros, apesar de ter um comprimento 3.6 m menor.

O novo Boeing 747-8,matrícula N6067E ,ao decolar hoje às 14 horas de Brasília,para seu primeiro voo./Everett - Snohomish County / Paine Field (PAE / KPAE) - USA - Washington, March 20, 2011/Kevin Scott - Jetwash Images

O Programa

O programa de desenvolvimento do 747-8I, já acumula um atraso de dois anos, pois enfrentou falta de verbas; várias mudanças de liderença; problemas com cadeia de fornecimento de peças e componentes e até alterações no design da aeronave, geradas pelas experiências obtidas com os testes da versão F (cargueira).

A Cia aérea cargueira, Cargolux, espera receber seu primeiro 747-8F, no início do segundo semestre deste ano; contudo, a data original era outubro de 2009.

Já o primeiro 747-8I, se tudo correr bem, será entregue para montagem final antes do fim do ano. O avião será configurado como jato executivo e será entregue ao governo do Kuwait.

Pedidos firmes

A carteira de pedidos dos Boeing 747-8, atinge a marca de 108 unidades, sendo 76 cargueiros e 33 na versão Intercontinental ,para o transporte de passageiros. Caso o governo chinês aprove uma transação que está sendo negociada, a carteira terá a adição de mais 5 aviões, na versão Intercontinental, destinados à Air China.

O pouso ocoreu na pista 31 do Boeing Field , em Seattle, às 18:25 horas de Brasília.

Fonte: Jon Ostrower/Air Transport Intelligence news
Tradução e edição: AIRKRANE

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