A Trip Linhas Aéreas, anunciou ontem um contrato de arrendamento operacional de dez novas aeronaves. Cinco jatos Embraer 190 e cinco turbo-hélices modelo ATR 72-600, um investimento de US$ 307 milhões. Esses aviões, até 2012, devem se somar a outras 17 novas aeronaves, já em negociação, que custarão algo perto de US$ 450 milhões. Com esse investimento a Trip, que hoje possui 43 aviões, pretende manter a liderança no mercado nacional de voos regionais. A intenção é atender a 100 municípios até o final do ano que vem.
A companhia a área, que tem 44% do seu capital nas mãos do grupo capixaba Águia Branca, opera hoje em 82 cidades do Brasil. É a maior malha doméstica do país.
"Não mediremos esforços para continuarmos com a maior malha do Brasil. Só não vamos crescer mais porque a intenção é aumentar e melhorar os serviços prestados nas cidades onde já estamos estabelecidos", explicou o presidente da Trip, José Mário Caprioli.
Vitória é uma das cidades onde a Trip planeja aumentar o número de operações, só que a companhia esbarra num velho e conhecido problema, o Aeroporto Eurico Salles. "A Trip tem um grande apetite por Vitória, a demanda reprimida é enorme, só que o aeroporto não permite esse crescimento. Não tem pátio e o terminal de passageiros não atende. É um dos aeroportos mais problemáticos do Brasil", disparou Caprioli.
Segundo Renan Chieppe, presidente do Conselho de Administração da Trip, a companhia já teve pedido de operação negado pela Agência Nacional de Aviação Civil por falta de pátio. "Tínhamos a oportunidade de um voo diário para Guarulhos (São Paulo) na hora do almoço. A Anac negou a autorização por falta de espaço no pátio. Essa foi uma negativa oficial, fora as outras operações que poderíamos fazer só que nem vamos à Anac porque já sabemos que a resposta será não".
Apesar de todas as limitações impostas pela falta de infraestrutura, a Trip vai, até meados de março, aumentar de cinco para sete a quantidade de voos diários saindo de Vitória, além de um aos sábados e domingos. No dia 31 de janeiro começa a funcionar o das 18h44 para Belo Horizonte, que será diário, e o das 10h30, que só funcionará nos finais de semana. No dia 14 de março, passa a operar o voo Vitória-Brasília, que sairá da capital capixaba, de segunda a sexta-feira, às 10h30.
Aeronaves serão entregues até meados de 2012
O contrato de arrendamento operacional, conhecido como leasing, foi comemorado não só pelo fato da chegada de dez novas aeronaves, mas também por conta da visita de um dos ícones da aviação mundial Steven Udvar-Hazy, fundador e presidente do Conselho da Air Lease Corporation, uma das maiores companhias do mundo em leasing de aeronaves. "É um grande prazer fazer negócios no Brasil. Espero fazer outros em breve", disse Hazy. As aeronaves começam a chegar em maio e até meados de 2012 estarão todas entregues.
Fonte: Abdo Filho / A GAZETA
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