Reino Unido alerta setor de aviação sobre possível ataque terrorista

O governo britânico alertou a indústria da aviação para um possível ataque da rede terrorista Al Qaeda, disseram fontes de segurança e a BBC nesta sexta-feira.

A BBC disse ter obtido uma carta do Ministério dos Transportes dirigida ao setor de transportes aéreos, explicando o motivo do alerta.

"Há indícios de que a Al Qaeda possa estar considerando um ataque contra um aeroporto ou um alvo do setor da aviação no Reino Unido," dizia a carta.

"A importância econômica, política e psicológica do setor da aviação do Reino Unido, aliados às grandes multidões presentes em algumas de suas principais instalações, permitiriam um ataque bem-sucedido, cumprindo os objetivos da Al Qaeda."

O alerta contraterrorismo para o setor dos transportes tinha sido atualizado para "grave," ou seja, um ataque é considerado altamente provável, disse uma fonte de segurança britânica, apesar de não haver informações sobre qualquer agressão iminente.

Policial armado faz patrulha no terminal 5 do aeroporto internacional de Heathrow, em Londres, Reino Unido/Steve Parsons/AP

O nível de alerta nacional do Reino Unido está no nível "grave" há um ano. Membros do governo minimizaram a importância da mudança para os aeroportos e terminais ferroviários, indicando que era uma medida de precaução.

A BBC disse que a carta enfatizava que nenhuma alteração às medidas de segurança foi feita como resultado do alerta e que o método do suposto ataque não era conhecido.

AMEAÇAS

Um funcionário de inteligência americano disse que autoridades dos Estados Unidos sabiam que o Reino Unido tinha elevado seu nível de alerta para o setor de transportes, mas acrescentou que praticamente não há indicações de ameaça crescente para os EUA.

O funcionário disse, sob condição de anonimato, que autoridades britânicas tinham tomado as medidas com base em relatórios de inteligência recentes que sugerem crescentes ameaças contra alvos de transporte, mas foi vago sobre o momento ou as táticas de um possível ataque.

Um alto funcionário iraquiano disse no mês passado que acreditava que a Al Qaeda estivesse planejando ataques contra os Estados Unidos, Reino Unido e Europa por volta do Natal, um ano após uma tentativa fracassada de explodir um avião com destino aos EUA.

Fontes: FOLHA DE S PAULO - STEFANO AMBROGI /REUTERS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails