Ministro da Defesa convoca reunião para discutir segurança nos aeroportos

A equipe de reportagem do Fantástico conseguiu embarcar nos aeroportos de seis cidades que vão sediar jogos da Copa de 2014 com uma réplica de fuzil.

O ministro da Defesa convocou, nesta segunda-feira, uma reunião com as autoridades do setor aéreo para discutir a segurança nos aeroportos brasileiros. Uma reportagem do Fantástico do último domingo revelou falhas graves no controle da bagagem despachada em aeroportos de cidades que vão sediar jogos da Copa do Mundo.

A segurança nos voos domésticos deve ser uma preocupação para o Comitê da Copa de 2014. Foi o que mostrou, no último domingo, a equipe de reportagem do Fantástico.

Uma réplica de fuzil passou tranquilamente por oito aeroportos, dentro da bagagem que é despachada. Os aeroportos estão em seis cidades que vão sediar jogos do Mundial no Brasil e que vão receber muitos passageiros.

A réplica é uma inofensiva escultura feita em aço e reproduz um fuzil AR-15, que tem alto poder de destruição. O objeto foi dentro da mala, junto com um quilo de açúcar, simulando cocaína, e R$ 100 mil em dinheiro de mentira.

O teste começou nos aeroportos internacionais. A mala saiu de Guarulhos, em São Paulo, e passou por Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro e Brasília, sempre no porão dos aviões. A viagem continuou por Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio, e o fuzil passou livremente.

Em Juiz de Fora, a réplica foi na bagagem de mão. Lá, não há equipamento de raio X para o que é carregado pelo passageiro, ao contrário dos outros aeroportos. Na inspeção manual, a réplica não foi encontrada e foi parar dentro da cabine do avião.

É obrigação da Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil, fiscalizar a segurança a bordo das aeronaves civis, assim como a movimentação de passageiros e carga. A Anac afirma que, pela legislação, se o voo é doméstico, não há obrigação de passar as bagagens despachadas pelo Raio X. A fiscalização é por amostragem, de acordo com norma internacional e quem avalia a necessidade de aumentar essa inspeção é a Polícia Federal.

A Polícia Federal não quis dar declarações. Mas o Sindicato dos Servidores Administrativos da Polícia disse que não há pessoal para fazer a fiscalização. Hoje, o raio X na bagagem despachada só é usado em casos de suspeita ou denúncia.

No Ministério da Defesa, após assistir à reportagem do Fantástico, o ministro Nelson Jobim convocou Anac e Infraero para uma reunião de emergência. O ministro pediu estudos para mudar a fiscalização das bagagens despachadas. Jobim quer saber como é o trabalho é feito em Israel, nos Estados Unidos e no Reino Unido.

A Infraero informou que há mais de 300 equipamentos de raio X nos aeroportos e que esse número vai aumentar. Para o ministro dos Esportes, Orlando Silva, a reportagem é um alerta. “Está a olhos vistos a saturação dos aeroportos brasileiros. O crescimento da demanda é muito acentuado, ano após ano. A preocupação é de ampliar a capacidade dos aeroportos para atender a necessidade de hoje do nosso país e, claro, uma capacidade que se projete pra diante, de modo quem em 2014 tudo aconteça com sucesso”.



Fonte: Jornal Nacional (TV Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails