LAN considera que fusão Iberia-British favorece membros de Oneworld

Oneworld sai fortalecida no processo de fusão BA- Iberia

O diretor-geral para a Europa da linha aérea chilena LAN, Francisco Vidal, disse neste sábado que a fusão das companhias Iberia e British Airways favorece a todos os membros que formam a aliança Oneworld, parceria que reúne as 12 principais empresas aéreas do mundo.

Vidal, em declarações à Agência Efe, destacou que a fusão "não só cria uma companhia de primeiro nível, mas favorece aos clientes das duas companhias aéreas e de seus sócios na aliança", como é o caso de LAN.

Iberia e British Airways inscreveram na sexta-feira no Registro Mercantil de Madri o documento de fusão, operação que dará origem a International Consolidated Airlines Group (IAG).

Esta será a sexta companhia aérea do mundo em volume de negócios, contará com uma frota de 406 aviões que cobrirão 204 destinos e transportará quase 60 milhões de passageiros ao ano.

Na Europa, será o terceiro grupo aéreo, atrás da Lufthansa e da Air France-KLM, com um faturamento anual de perto de 15 bilhões de euro (US$ 20,250 bilhões).

Para o representante da empresa chilena, as alianças foram úteis porque no passado supuseram uma forma inteligente de atuar conjuntamente, mas agora é preciso "dar uma volta maior".

A situação atual vai favorecer, segundo Vidal, mais fusões, e nesse caso lembrou que a LAN assinou com a brasileira TAM um acordo de intenções "não vinculativo" para associar-se e criar, a semelhança da Iberia e a British, uma só matriz chamada de Latam Airlines Group.

Esta nova sociedade forma a maior linha aérea da América Latina, oferecendo 115 destinos a mais de 23 países, com uma frota de 220 aviões, que em conjunto transportaram em 2009 mais de 45 milhões de passageiros e 832 mil toneladas de carga.

Vidal indicou que o processo está em andamento, e que espera ao longo de 2011 obtenha as permissões das autoridades de concorrência dos países envolvidos.

Este é, para o representante de LAN na Espanha, o caminho do futuro da aviação, embora não acredite que no curto prazo se possa realizar uma fusão com a nova sociedade resultante da Iberia e British, porque existem inúmeros impedimentos impostos pelas leis de cada país.

O negócio de LAN na Europa se situa entre 65% e 70% de passageiros, e entre 35% e 30% no de carga.

Fontes: Contato Radar - Agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails