Com atraso, Japão lança foguete com suprimentos

O HTV2 transporta 5,3 toneladas de material e alimentos. Lançamento atrasou dois dias por causa do mau tempo.

Um foguete com suprimentos para a Estação Espacial Internacional (ISS) foi lançado com sucesso do centro espacial de Tanegashima, no sudoeste do Japão, informou a Agência Aeroespacial do país (Jaxa).

Após dois dias de atraso por causa do mau tempo na região, o foguete H-2B, que carrega o transportador de carga não-tripulado HTV2, também chamado de Konotori 2, deixou o solo.

Japão lança foguete com suprimentos para a ISS (Foto: Reuters)

O transportador se separou do foguete aos poucos minutos do lançamento. Prevê-se que na próxima quinta (27) ou sexta-feira (28) ele chegue à estação espacial, indicou a Jaxa, citada pela agência de notícias japonesa "Kyodo".

O HTV2 transporta 5,3 toneladas de material, que inclui alimentos para os astronautas, 80 quilos de água potável e instrumentos para o centro científico que o Japão mantém na ISS.

Também leva sementes de tomate e pimentas para um experimento que o Japão realiza junto com a Malásia, Indonésia, Tailândia e Vietnã.

Após permanecer vários dias na estação espacial, o HTV2 será carregado com resíduos da ISS e retornará à Terra, para posteriormente se desintegrar na atmosfera terrestre.

O Japão desenvolve desde 2003 um intenso programa espacial que, baseado em sua tecnologia de ponta, se concentra na prospecção de planetas e asteroides.



Fontes: G1 - GloboNews - Agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails