Rio ganha 28 novas rotas aéreas após acordo entre Brasil e EUA

Até 2015, Brasil e EUA querem liberalização total do espaço aéreo dos dois países

A partir de outubro de 2012, o Rio de Janeiro terá 28 novos voos diretos para os Estados Unidos. Destas rotas, 14 serão originárias de empresas aéreas brasileiras e as outras 14 de empresas norte-americanas.

O acordo foi celebrado pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos o que permitirá liberalização total das operações aéreas entre os dois países a partir de outubro de 2015.

Quem vai sair ganhando é o consumidor, que poderá contar com reduções nos preços das passagens devido a maior oferta e a disponibilidade de escolha entre companhias.

Em 2013 e 2014, o número de rotas vai ser diferente para outros destinos. No Rio, o sentido vai continuar com 14 Rio-EUA (e mais 14 EUA-Rio), 21 para os demais estados e 14 para São Paulo. No entanto, para que a capital paulista possa se beneficiar do acordo terá que elevar a capacidade dos seus aeroportos.

Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o acordo pretende aumentar de forma gradual as operações nos espaços aéreos brasileiro e norte-americano, permitindo que as empresas dos dois países tenham acesso irrestrito ao mercado consumidor em potencial.

Atualmente, as empresas dos Estados Unidos só podem operar 154 voos por semana ao Brasil e as brasileiras os mesmos 154 voos para os EUA.

Com exceção de São Paulo – que já conta com fluxo aéreo bastante saturado – as empresas poderão fazer 14 viagens semanas com destino ao Rio e mais 14 para outras cidades brasileiras, o que vai certamente permitir que novas rotas sejam criadas.

Fonte: R7 - Agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails