O novo veículo aéreo não tripulado ds Boeing, chamado Phantom Ray, foi transportado para o Centro de Pesquisas Dresden na base aérea de Edwards,pertencente à força aérea americana. A base fica na Califórnia.
O UAV foi instalado sobre o Boeing 747 da NASA; o mesmo que transporta os onibus espaciais, chamado Shuttle Carrier Aircraft (SCA). O UAV estava efetuando testes no Aeroporto de Lambert em St. Louis.
Craig Brown, gerente do Programa Phantom Ray, pela Boeing, afirmou: " É um momento especial, não somente por ser a primeira vez que outra aeronave foi transportada pelo SCA, além dos onibus espaciais, mas também porque se aproxima a hora do primeiro voo do Phantom."
Com a impossibilidade de retirada ou mesmo dobra das asas do novo UAV, seria impraticável o transporte terrestre.
A utilização do Boeing 747 SCA da NASA, para o transporte do Phantom Ray, tornou-se possível por meio um acordo firmado entre a Boeing e a NASA. Toda a operação é financiada pela Boeing.
No Centro de Pesquisas Dresden, o novo UAV passará por testes de táxiamento em baixa e alta velocidade, em preparação para seu primeiro voo no início de 2011. Estão previstos 10 voos de teste durante o ano.
O novo UAV para voos em média altitude, completou testes de taxi em baixa velocidade, durante o mês de novembro em Lambert. Os testes foram considerados satisfatórios.
O Phantom Ray, cuja existência veio à público em maio, recebeu ordens de uma central de terrestre de comando e de forma autônoma, efetuou várias manobras de táxi.
Fonte: Gayle Putrich / Flight International
Tradução e edição: AIRKRANE - Jack
Nenhum comentário:
Postar um comentário