Neve arruína viagens e compras de Natal na Europa

Entidade que controla tráfego aéreo vê melhoria, após 3 mil cancelamentos. Nesta terça, segunda pista do aeroporto de Heathrow, em Londres, reabriu.

A onda de frio no norte da Europa paralisou voos nesta terça-feira (21) e causou preocupação aos comerciantes, que viram seu movimento despencar em plena semana do Natal.

A entidade Eurocontrol, que coordena o tráfego aéreo em 38 países, disse que a situação deve melhorar na terça-feira, após mais de três mil cancelamentos de voos na véspera em toda a Europa.

Nesta tarde, a segunda pista do aeroporto de Heathrow, em Londres, que havia sido fechada no fim de semana devido ao mau tempo, foi reaberta. A interrupção no uso da pista havia causado uma redução significativa na capacidade de operações.

Apesar de o aeroporto estar funcionando normalmente, levará tempo para que todos os serviços sejam retomados, informou uma porta-voz da BAA, empresa que opera o Heathrow.

Analistas dizem que o mau tempo causa prejuízos em torno de US$ 15,5 milhões por dia à companhia britânica British Airways.

Milhares de passageiros estão retidos no terminal aéreo, e o governo britânico atenuou as restrições contra voos noturnos em Heathrow. Até o dia de Natal, os pousos serão permitidos até a 1h (23h em Brasília). Outro aeroporto de Londres, o Gatwick, reabriu às 6h (4h em Brasília), depois de passar a noite fechado.

A companhia brasileira TAM cancelou seus voos de domingo e segunda-feira saindo dos aeroportos de Guarulhos (SP) e Tom Jobim/Galeão (RJ) com destino a Londres devido ao mau tempo.

Escavadeira remove neve acumulada na segunda pista do aerporto de Heathrow, em Londres, onde uma das pistas voltou a operar nesta terça-feira (21) (Foto: Adrian Dennis / AFP)


Nevasca deve continuar

A nevasca que atinge a Grã-Bretanha prejudica as operações desde sábado, e o caos aéreo deve continuar. De acordo com o instituto meteorológico britânico, a neve e o frio intenso vão permanecer no país pelo restante da semana.

O aeroporto de Frankfurt, o maior da Europa continental, retomou suas operações nesta terça depois de passar horas fechado durante a manhã, segundo a empresa operadora Fraport.

Na Bélgica, o principal aeroporto do país ficou sob ameaça de parar na segunda-feira por falta de fluido de degelo para as pistas. O problema foi solucionado, e alguns voos devem partir na terça-feira.


Trens

Também os transportes ferroviários estão sendo afetados. A empresa Eurostar, que serve França, Bélgica e Grã-Bretanha, pediu que seus passageiros remarquem ou cancelem viagens não essenciais. Os serviços da companhia estão reduzidos, e há grandes filas na estação King's Cross St Pancras, no centro de Londres.

Para os varejistas, o temor é de que não haja tempo hábil até o Natal para recuperar o faturamento perdido pelo mau tempo.

"A neve em todo o país (Reino Unido) está tendo um impacto dramático, com queda de até 50 por cento nas vendas em áreas muito afetadas", disse Andrew Wade, analista da empresa Numis Securities.

A Alexon, rede de moda feminina com 990 lojas na Europa, alertou que suas vendas tiveram redução de 20% nas últimas três semanas, o que fez com que suas ações sofressem uma queda semelhante.

Passageiros da Eurostar fazem fila fora da estação Saint Pancras, em Londres, nesta terça (21) (Foto: Luke MacGregor / Reuters)

Fontes: G1- TV Globo - Agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails