França mantém alerta por causa da neve

Caos aéreo na Europa devido mau tempo

A França mantém neste domingo o alerta em 37 departamentos do norte e oeste do país por causa das nevascas previstas, que provocam problemas nos transportes, incluindo os aéreos, que sofrem atrasos e cancelamentos.

No aeroporto parisiense de Roissy-Charles de Gaulle, o maior do país, os voos acumulam atrasos de entre 30 minutos e uma hora, depois que a Aviação Civil anunciou no sábado a supressão de um de cada quatro voos previstos.

Milhares de passageiros se viram obrigados a passar a noite no Charles de Gaulle ao qual chegaram desviados, após o fechamento do aeroporto de Heathrow, em Londres.

Nos outros aeroportos do país o tráfego também está perturbado embora, por enquanto, não tenha sido anunciado a supressão de voos.

As autoridades alertaram das dificuldades de circulação pelas estradas do norte e oeste do país por causa da soma do gelo à neve que caiu durante a noite, o que faz com que a calçada esteja deslizante.

O tráfego estava muito complicado na região de Paris, onde os ônibus que ligam a capital com as localidades de seu entorno foram cancelados.

Também se registram problemas nos trens, onde os de alta velocidade não podem alcançar seu máximo rendimento por causa da neve.

Tempestade de neve provoca novo caos no transporte da Europa

Sem solução. Motoristas em Londres sofrem com o tráfego decorrente de acidentes e nevascas. Alguns chegam a passar a noite em seus veículos

A forte onda de frio e neve que atinge a Europa causou neste sábado, 18, novos transtornos no transporte aéreo, ferroviário e rodoviário do continente, especialmente no Reino Unido, Holanda, Alemanha, França e Itália.

O mau tempo voltou a paralisar o Reino Unido com o fechamento das pistas nos aeroportos internacionais de Heathrow e Gatwick e atingiu os aeroportos de London City, Exeter, Cardiff, Aberdeen e Bristol.

Da mesma forma que prejudicou o transporte na Alemanha, França, Holanda e o centro da Itália, a neve e as baixíssimas temperaturas no Reino Unido causaram situações caóticas em estradas e ferrovias.

Centenas de motoristas passaram a noite em seus veículos na estrada na região do grande Manchester, na Inglaterra, como consequência do acidente.

O serviço meteorológico prevê fortes nevascas no norte da Escócia, Irlanda do Norte, Gales e partes da Inglaterra e anunciou que as baixas temperaturas podem durar até o fim de janeiro.

Os principais aeroportos da Bélgica e Holanda também registraram cancelamentos e grandes atrasos neste sábado. Embora o aeroporto da capital belga funcione com normalidade, alguns voos foram cancelados com destino à Holanda, Suíça e Alemanha.

No aeroporto de Schiphol em Amsterdã, 3 mil passageiros tiveram que pernoitar no saguão por causa de dezenas de voos cancelados enquanto problemas nas estradas holandesas impediram a circulação dos trens locais.

O aeroporto de Florença, na Itália, voltou a abrir esta tarde ao tráfego aéreo, embora o de Pisa seguia fechado à espera de melhores condições meteorológicas.

A Aviação Civil na França anunciou a redução de 15% dos voos previstos para esta tarde no principal aeroporto francês, o parisiense de Roissy - Charles de Gaulle.

Também foram registrados tráfego nas estradas e atrasos nos trensna França. Cerca de 30 departamentos franceses, a maior parte deles do oeste, estão em alerta pela neve.

A Alemanha, que já está há quase três semanas sob uma camada de neve provocada pelo temporal "Petra", voltou lentamente à normalidade neste sábado, após centenas de voos cancelados e retenções quilométricas nas estradas durante a sexta-feira.

Os maiores aeroportos do país, como Frankfurt, Munique, Düsseldorf e Tegel-Berlim recuperavam a normalidade embora muitos acumulam atrasos.

Um porta-voz do aeroporto de Frankfurt, o de maior tráfego da Europa continental, informou que até as 15h um total de 233 voos dos 1.340 previstos para o sábado tinham sido cancelados, número inferior aos 560 suspensos na sexta-feira.



Fontes: G1 - AFP - Efe - O ESTADO DE S PAULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails