Avião da American, com 175 passageiros sai da pista ao pousar nos EUA

Boeing 757 da American Airlines deslizou na pista. Ninguém ficou ferido e a aeronave não foi danificada.

O Boeing 757-223, prefixo N668AA, da companhia aérea American Airlines saiu da pista ao pousar no aeroporto da cidade de Jackson Hole, no estado norte-americano de Wyoming, nesta quarta-feira (29). Segundo oficiais, ninguém ficou ferido e o avião não foi danificado.

A pista 19 acumulava neve em sua superfície. O voo AA-2253 proveniente de Chicago tinha 175 passageiros a bordo, dois pilotos e quatro comissários de bordo.

Um porta-voz da companhia aérea confirmou que o avião deslizou ao pousar às 11h37 (horário local). A aeronave só conseguiu parar quando alcançou uma superfície dura, mas não chegou a atingir a grama.

Segundo o diretor do aeroporto, Ray Bishop, o avião ultrapassou 200 metros do final da pista. Essa distância inclui 90 metros de pista pavimentada para segurança e 100 metros de terra. Uma neve fina estava caindo no momento em que o avião pousou. O serviço meteorológico dos EUA informou que a cidade de Jackson Hole recebeu cerca de 18 centímetros de neve desde a meia-noite desta quarta-feira (29).

Bishop afirmou que a única pista do aeroporto tem apenas 2 quilômetros de comprimento, o que é um pouco menor do que o normal para aeroportos com voos comerciais. Outro avião saiu da pista no mês passado e esse tipo de incidente acontece periodicamente, segundo Bishop.

Vídeo

O vídeo abaixo, feito por um passageiro, virou alvo das atenções do NTSB, pois mostra sem sombra de dúvida que certos comandos de frenagem da aeronave não foram ativados. Resta saber se por falha do piloto ou falha de funcionamento.

O vídeo feito por um passageiro, a bordo do voo 2253 da American Airlines, cujo avião varou a pista após o pouso na pista 19 do aeroporto em Jackson Holw, na quarta-feira passada, mostra uma operação incomum dos sistemas da aeronave, segundo opnião de pilotos experientes.

A pista cuja a extensão mede 6,300 pés (1.920 m ), situa-se a uma elevação de terreno de 6.451 pés (1.966 m acima do nível do mar), e a aeronave pousou às 11:37 da amanhã, com pouca neve na pista.

A precipitação de neve naquele aeroporto havia sido de 7 polegas, ou um pouco menos de 18 cm , da meia noite até o horário do pouso. Aparentemente, o avião parece ter tocado o solo antes de passar pelas luzes do PAPI e sob vento forte.

Um piloto, sugeriu em entrevista ao site pprune.com, que o vídeo mostraria o pouso ter ocorrido 400 metros após o início da pista. No vídeo, a tampa do reverso na turbina se move logo após o avião tocar a pista, mas não abre completamente e não se percebe a ação dos spoilers externos. Justamente por isto, as coisas logo ficam interessantes.

Após o pouso, a tampa do reverso leva 10 segundos para variar sua posição de semi aberta até fechar de novo. A tampa do reverso não iniciou a reabertura, desta vez completa, senão depois de 7 segundos mais tarde, ou seja, 17 segundos após o toque. A rotação das turbinas parece não se alterar até 10 segundos após. Ou seja,o Boeing 757 corre pela pista durante 27 segundos antes que os reversores aparentam estar amplamente engajados. O avião vara a pista ,9 segundos após.

Pilotos familiares com o Boeing 757 fizeram comentários em fóruns especializados, declarando que os reversores no 757, às vezes, recusam-se a engajar. Outros especularam que um problema hidráulico ou um problema com o sistema lógico terra/ar da aeronave, possa ter impedido a ação dos spoilers e ação correta dos reversores.

O NTSB está investigando o caso e vai estudar os dados contidos na caixa preta para determinar as causas deste incidente. Logo será possível saber se houve falha humana ou do sistema hidráulico ou até ambos.


Fonte: G1 - AIRKRANE  -AVweb
Tradução e edição ( AVweb): AIRKRANE / Jack

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