Aeroportos na Espanha retomam atividade entre prejuízo e alguns cancelamentos

O tráfego aéreo entre a Espanha o Brasil começou a se normalizar neste domingo (5).

 Pessoas fizeram filas para decolar logo pela manhã do aeroporto de Barajas, que serve Madri/Javier Lizón/04.12.2010/EFE

O “apagão aéreo” vivido pela Espanha após um protesto dos controladores aéreos, que só voltaram ao trabalho diante da ameaça de prisão, deve terminar em menos de 48 horas, informou o governo do país. No entanto, cancelamentos ainda atormentam a vida de alguns cidadãos e os prejuízos a das companhias.

O jornal espanhol El País informou que as aéreas deixaram de faturar R$ 180,3 milhões (80 milhões de euros) diários. No entanto, os prejuízos totais ainda não são sequer estimados. O próprio vice-primeiro-ministro da Espanha, Alfredo Pérez Rubalcaba, disse que não tem uma ideia das perdas econômicas, informou o jornal.

Os controladores não chegaram a estabelecer uma greve formal, eles passaram a se ausentar do trabalho “por problemas de saúde” ou “pessoais” em massa. O governo então colocou os militares para operar os aeroportos e anunciou pouco depois o “estado de alerta”.

A declaração de alerta foi a primeira em 35 anos e suscitou críticas pelo país. Os jornais El Mundo e o País publicaram artigos contra e a favor à medida radical, que equipara o status dos controladores ao dos militares. Desta forma, caso faltassem ao trabalho, os controladores poderiam ser presos.

Diante da ameaça, a categoria voltou ao trabalho na tarde deste sábado (4) e não houve problemas na troca de turno na madrugada deste domingo (5). O “estado de alerta” é válido por 15 dias.

A estatal aeroportuária Aena e os controladores há meses travam uma disputa que envolve salários e condições de trabalho.

Esta semana, o primeiro-ministro da Espanha, José Luís Rodríguez Zapatero, anunciou a privatização de 49% da Aena, uma medida que foi criticada pelos sindicatos.

Aviões chegam da Espanha normalmente a São Paulo

O tráfego aéreo entre a Espanha o Brasil começou a se normalizar neste domingo (5). Chegou do país europeu, da cidade de Madri, o primeiro voo após o caos às 7h02, no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo. O voo era da companhia aérea TAM.

A primeira partida para a Madri está marcada para o período noturno. A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) informou que o voo sairá às 19h55. Há também uma chegada neste período, às 20h05, também pela companhia Iberia e de número 06821.

Fontes: R7 - Efe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails