Rolls Royce substituirá até 40 turbinas do Airbus A380

A Rolls Royce irá substituir até 40 turbinas de aviões Airbus A380 utilizados por diversas companhias aéreas, após a explosão, em pleno voo, de um dos motores de uma aeronave da australiana Qantas.

O chefe-executivo da Qantas, Alan Joyce, indicou à imprensa que a companhia negocia com a Airbus a substituição dos motores de seus seis A380 por novos modelos que ainda estão sendo fabricados pelo consórcio europeu.

"Isto inclui os aviões da Singapore Airlines e da Lufthansa", revelou Joyce, afirmando que o número de turbinas substituídas pode até aumentar pois as inspeções ainda prosseguem nos aparelhos.

Na Qantas, "até o momento já substituímos três turbinas, em aviões diferentes. Prosseguimos com nosso programa de inspeção e ainda não estamos certos do número definitivo de turbinas a substituir".

No último dia 4 de novembro, alguns minutos depois de decolar, um A380 da companhia australiana se viu obrigado a retornar para o aeroporto de Cingapura para uma aterrissagem de emergência, devido a uma grave avaria em um de seus quatro motores fabricados pela Rolls-Royce.

Editoria de Arte/Folhapress

Até então, não havia registro de nenhum incidente significativo envolvendo o Airbus A380 desde o seu lançamento, em 2005, em meio a grande celebração sobre aquele que é considerado o maior, menos poluente e mais silencioso avião do mundo. O avião que sofreu o incidente foi construído há dois anos.

Airbus A380 da empresa australiana Qantas em Cingapura, após sofrer mais grave acidente em 3 anos de voos/Vivek Prakash/Reuters

Há atualmente 37 aviões do tipo voando no mundo, e mais de 200 encomendados à empresa franco-alemã --que tem enfrentado atrasos nas entregas.

A aeronave custa US$ 17 bilhões para ser desenvolvida, e tem enfrentado vários atrasos na produção.

No começo deste ano, um A380 da Qantas havia estourado dois pneus ao aterrissar em Sydney. E em setembro do ano passado uma aeronave teve de dar meia-volta após decolar de Paris. Mas nenhum dos incidentes teve a gravidade do ocorrido no último dia 4.

Fontes: FOLHA - Efe - AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails