Qantas: Vídeo do pouso do A380 que fazia o voo QF32

Vinte e quatro horas após o primeiro grande incidente envolvendo um Airbus A380, uma pergunta insistente continua a causar interesse: o estado do avião ao pousar em Singapura e o grau de impacto sobre os sistemas da aeronave, em função da falha da turbina número 2.

Os jatos comerciais, desde há muitos anos, são projetados com múltiplos níveis de redundância, para que possam suportar os danos mais brutais. O retorno em segurança, do A380 à Singapura, é uma forte evidência que ilustra como os sistemas redundantes fornecem uma margem extra de segurança operacional à aviação comercial.

Um vídeo postado pelo Russia Today ( incluindo reportagem no local, feita por Cory Matthews, do Flightglobal, logo após o pouso do voo QF32 em Singapura), mostra o funcionamento do spoiler , filmado de dentro do avião, à partir do deck inferior do A380. O vídeo mostra que apenas a metade dos spoilers do A380 acionaram durante o pouso, sugerindo dano ao sistema hidráulico verde, logo após a falha da turbina. O não funcionamento dos slats da asa, também é efeito consistente com a falha daquele sistema.

Abaixo, três slides, mostrando o Flight Deck do Airbus e o Systems Brienfing para os pilotos, onde aparece descrito os atributos redundantes do sistema hidráulico do A380 e a indentificação de quais controles de voo estão em cada sistema.




Fonte: Jon Ostrower /Flightblogger
Tradução e edição: AIRKRANE BGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails