Qantas: Airbus A380 perde motor e faz pouso de emergência

Aeronave da Qantas teria sofrido explosão em um dos motores sobre a Indonésia

Um avião da companhia australiana Qantas que partira de Londres (Inglaterra) com destino a Sidney (Austrália) realizou um pouso de emergência na manhã desta quinta-feira (4) em Cingapura, onde havia feito uma escala, após enfrentar problemas em uma das turbinas.

Segundo informações de autoridades da Indonésia, país que a aeronave sobrevoava e em que algumas testemunhas disseram ter ouvido uma explosão, um dos quatro motores teria explodido durante o trajeto, obrigando o piloto a dar meia volta em direção ao aeroporto de Changi. O pouso foi confirmado às 11h45 (1h45 de Brasília).

Tatang Kurnia, chefe do Comitê de Segurança do Transporte da Indonésia, disse à rede indonésia Metro TV que "fomos informados pelas autoridades de Cingapura que o avião da Qantas liberou todo o seu combustível e fez um pouso de emergência no aeroporto local."

O avião da Qantas, um Airbus A380, levava 443 passageiros e 26 membros da companhia a bordo, enfrentou problemas quando sobrevoava a ilha indonésia de Batam, por volta das 9h15 (23h15 desta quarta-feira em Brasília).

Airbus A380 da Qantas  (QF A380 VH-OQA SIN-SYD)  enfrentou problema em uma das turbinas em voo entre Cingapura e Sydney/Roslan Rahman/AFP


Algumas informações desencontradas diziam que o avião teria se acidentado na ilha de Batam, o que foi negado pela porta-voz da Qantas, Emma Kearns. Segundo ela, “o vôo QF32 perdeu o motor número dois, e a medida de precaução mais correta foi voltar para Cingapura”.

Ainda segundo ela, “não há relatos de feridos e não há informações sobre uma explosão a bordo”.

Apesar disso, partes do avião caíram em Batam, o que reforça a tese de que houve uma explosão em uma das turbinas. Mesmo sendo projetado para voar com três turbinas, o A380 (também chamado de “superjumbo”), maior avião comercial de passageiros da história, podendo levar mais de 500 passageiros a bordo, deve ter exigido perícia e habilidade do piloto por causa da falha na turbina.

A Qantas, fundada em 1920, é uma das companhias aéreas comerciais mais antigas do mundo e uma das poucas sem ter acidentes com mortes registrados em seu histórico.

Fontes: R7 - Agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails