Presidente da França diz estar confiante na venda dos aviões Rafale ao Brasil

Três empresas competem por um contrato de bilhões de dólares

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, disse nesta sexta-feira (12) que continua confiante sobre uma encomenda futura de aviões de caça Rafale, do grupo francês Dassault Aviation, por parte do Brasil, depois de ter se encontrado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente eleita, Dilma Rousseff.

- Nós conversamos sobre isso. Continuo confiante, mas a decisão pertence a nossos amigos brasileiros. Eles nos informarão certamente no momento em que tiverem tomado a decisão. Não cabe a mim anunciar a decisão.

O encontro ocorreu em Seul, Coreia do Norte, onde lideranças mundiais (do G20) discutem políticas econômicas.

A empresa francesa Dassault, que constrói o avião Rafale, compete com a americana Boeing, que faz o F/A-18 Super Hornet, e com a sueca Saab, responsável pelo Gripen NG, por um contrato de bilhões de dólares para a compra de 36 caças pelo Brasil.

A decisão do governo Lula - que deixará o cargo em janeiro e será sucedido por Dilma Rousseff - não tem prazo para ser anunciado.

O Rafale foi descrito como favorito pelo presidente Lula e pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, já que a Dassault se comprometeu com uma transferência irrestrita de tecnologia para o Brasil em conjunto com o contrato de compra.

Mas informações da imprensa brasileira apontam o Grippen sueco como o favorito da Aeronáutica.

O Brasil deseja modernizar sua infraestrutura militar e deve assinar vários contratos milionários com transferência de tecnologia, o que permitirá ao país, no futuro, produzir e comercializar os próprios produtos na América Latina, além de instalar fábricas de equipamento militar em seu território.

Fontes: R7 - Agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails