Obama pede reforço da segurança aérea no Iêmen após pacotes-bomba

Presidente telefonou a seu colega iemenita para pedir mais confiança nos voos de carga

O presidente Barack Obama pressionou nesta terça-feira, 2, seu colega iemenita a aumentar a segurança aérea no país após autoridades americanas terem interceptado pacotes-bomba com origem no Iêmen enviados aos Estados Unidos.

Segundo a Casa Branca, o presidente enfatizou em uma telefonema a Ali Abdullah Saleh "a necessidade do Iêmen de reforçar a confiança no setor de cargas aéreas, fortalecendo medidas de segurança".

Além disso, Obama "destacou que a relação dos Estados Unidos com o Iêmen está focada em questões de contraterrorismo, assim como na construção de um Iêmen estável e próspero por meio de assistência econômica e humanitária".

Os artefatos escondidos, descobertos na última sexta em Dubai e no Reino Unido, teriam sido poderosos o bastante para destruir os aviões nos quais foram transportados. Eles tinham como destino final sinagogas de Chicago.

As forças de segurança dos Estados Unidos acreditam que a Al-Qaeda da Península Arábica, que opera no Iêmen, esteja por trás do atentado falido.

A organização também é acusada de envolvimento com um nigeriano que tentou explodir um avião em Detroit no natal e com o militar americano que matou 13 soldados em 2009 no Fort Hood, Texas.

Uma estudante iemenita, presa em Sanaa no sábado sob a acusação de ter enviado os pacotes pela UPS e Fedex, foi libertada. Segundo autoridades iemenitas, ela foi vítima de roubo de identidade.


Fontes: O ESTADO DE S PAULO - Agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails