NASA descobre o mais próximo e jovem Buraco Negro

Observatório Espacial Chandra X Ray descobre buraco negro

Astrônomos utilizando o ´´ Chandra X-ray Observatory ´´ da NASA, encontraram evidências da existência do mais jovem Buraco Negro, em nossa vizinhança cósmica - apenas 30 anos de idade - o que dará uma oportunidade única de se assistir ao desenvolvimento de um buraco negro, durante sua infância.

O objeto poderia ajudar os cientistas a melhor compreender como as estrelas massivas explodem e quais delas deixam como subproduto, buracos negros ou estrelas de neutrôns e também sobre a quantidade de buracos negros que podem existir em nossa galáxia e em outras.

O objeto descoberto é remanescente do sistema estelar SN1979C, uma supernova na galáxia M100, distante da Terra, 50 milhões de anos-luz. Dados coletados pelo Chandra e também pelo Swift da NASA e do XMM-Newton, da Agência Espacial Européia, e ainda, dados coletados pelo observatório alemão ROSAT, revelaram uma fonte brilhante de raios X, que tem permancido constante pot doze anos de observação, ou seja, de 1995 a 2007. Isto sugere que o objeto é um buraco negro que é alimentado tanto por matéria da supernova sendo absorvido por ele, ou por alguma companheira binária.

Esta imagem composta, mostra uma supernova, dentro da Galáxia M100, onde se localiza o mais jovem buraco negro conhecido, em nossa vizinhança cósmica. Nesta imagem, os raios X da Chandra, aparecem na cor dourada, enquanto que os dados óticos do Telescópio ESO, aparecem em vermelho, azul e verde. Já os dados infra-vermelhos do Telescópio Sptizer, também aparecem em vermelho. A localização da supernova, conhecida como SN 1979C, é apontada pela seta no rodapé da foto.

" Se nossa interpretação estiver correta, trata-se do exemplo mais próximo do nascimento de um buraco negro, já observado," afirma Daniel Patnaude do Centro Smithsoniano de Astrofísica de Harvard, em Cambridge, Mass; instituição que liderou o estudo.

Os cientistas acham que  o sistema SN1979C - descoberto por um astrônomo amador em 1979 - foi formado quando uma estrela 20 vezes mais massiva que o sol entrou em colápso. Muitos novos buracos negros, no universo distante, já foram detectados na forma de errupções de raios gama (GERBs). Contudo, o SN1979C é diferente porque está muito mais próximo e pertence a uma classe de supernovas que dificilmente pode ser associado a um GRB.

A teoria prevê que de fato, a maioria dos buracos negros no universo, se formam quando o centro de uma estrela entra em colápso e um GBR não é produzido. O buraco negro descoberto agora, teria sido formado à partir de um tipo muito específico de supernova que não produziria errupções de raios gama 9GBR), ocorrência que permitiu a descoberta de muitos novos buracos negros no universo distante.

Teorias mais recentes sugerem que a maioria dos buracos negros não emitem GRBs,embora nenhum exemplo tenha sido observado até agora.

Animação sobre como uma supernova forma um buraco negro/Clique na figura



" Talvez seja a primeira vez que a forma mais comum de formação de um buraco negro, tenha sido observada," afirmou Abraham Loeb, também lotado no mesmo centro citado acima. " Contudo, é muito difícil detectar este tipo de  geração de um buraco negro, pois décadas de observações das emissões de raio X, são necessárias ,para se estabelecer que a maioria dos buracos negros no universo,seriam formados após o núcleo de uma estrela entrar em colápso e sem a ocorrência da errupção de raios gama."

A idéia de um buraco negro com idade observada de apenas 30 anos é consistente com alguns trabalhos teóricos. Em 2005, foi apresentada uma teoria que a luz ótica brilhante desta supernova seria alimentada por um jato do buraco negro que seria incapaz de penetrar o envelope de hidrogênio da estrela para formar uma GRB. Os resultados obtidos nas observações da estrela SN1979C, se encaixam perfeitamente a esta teoria.

Embora a evidência aponte para um buraco negro recém formado na estrela SN1979C, há uma outra possibilidade intrigante que uma estrela de neutrons, extremamente jovem e geradora de um poderoso vento de partículas de alta energia, possa ser responsável pela emissão de raios X. Isto poderia tornar o objeto na SN1979C, o mais jovem e brilhante exemplar de uma " nebulosa pulsante" e a mais jovem estrela de neutrons conhecida. O outro exemplar conhecido tem 950 anos, no caso o Pulsar Crab.

" É muito compensador assistir como o uso de alguns dos mais avançados telescópios no espaço, como o Chandra, podem ajudar a entender o quadro todo," declarou Jon Morse, chefe da Divisão de Astrofíca no Diretorado de Missão Científica da NASA.

Os resultados das pesquisas,serão divulgados na publicação New Astronomy Journal, em um artigo co-assinado por Patnaude, Loeb e Christine Jones.

O Programa Chandra é gerenciado pelo Centro de Voo Espacial de Huntsville, Alabama, para o Diretorado de Missão Científica da NASA, em Washington. Já o Observatório Astrofísico Smithsoniano, controla as operações científicas e de voo, à partir de Cambridge, Mass.

Para informações adicionais, incluindo-se imagens e multimídia, visite a homepage do Projeto Chandra: http://www.nasa.gov/mission_pages/chandra/main/index.html

NASA ASTRONOMY NEWS

Fonte: NASA ASTRONOMY NEWS / Dr. Tony Phillips
Tradução: JACK - AIRKRANE BGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails